PUBLICIDADE

Banner

Salve a literatura de cordel

Cordel.jpg

(Foto: Reprodução)


 
Quebrando todas as formas de preconceitos sofridas ao longo dos tempos e garantindo um lugar merecido de destaque no âmbito literário da cultura popular tradicional, a última quarta-feira, 19, foi marcada pelo título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro concedido por unanimidade à 'literatura de cordel', pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan.
A partir desse título, o gênero ganha força para ser perpetuado, garantindo que a tradição permaneça viva e estimule as pessoas a desenvolverem o talento poético para esse tipo de poesia aparentemente rudimentar, porém rica e refinada, porque necessita de uma técnica de métrica e rima.
Através do texto postado através do seu portal de notícias, o Iphan informou que a ´literatura de cordel' teve início no Norte e no Nordeste e o estilo se espalhou por todo o país, principalmente por causa do processo de migração populacional.
Atualmente, de acordo com o Instituto, o gênero circula com a maior intensidade aqui em Sergipe e na Bahia, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. Salve!