PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Vânia Abreu

Vânia Abreu capa.jpg

Foto: Marco Aurélio Olímpio


 
Irmã da pintassilga 'Daniela Mercury', a baiana 'Vânia Mercuri de Almeida', conhecida artisticamente como'Vânia Abreu', ao contrário da mana, não enveredou pelo mundo da Axé Music e fincou a sua musicalidade projetando-se como uma exímia cantora de MPB. 
'Vânia' começou a cantar em bares da noite de Salvador ainda na adolescência, como também participou de festivais intercolegiais e ganhou prêmios como melhor intérprete.
Profissionalizou-se em 1986, trabalhando como backing-vocal para artistas como 'Gerônimo', 'Jorge Zarath', 'Netinho' e 'Banda Cheiro de Amor', e também trabalhou em estúdios de gravação.
Apesar de ter chegado até o terceiro ano do curso de Pedagogia, na Universidade Federal da Bahia - UFBA, largou a universidade por ter percebido que o seu grande lance era mesmo a carreira de cantora e em 1990 montou a sua primeira banda, batizada 'Biss', realizando uma série de apresentações em projetos e pelo circuito de bares de Salvador.
No ano seguinte lançou o 1º e único disco com a banda 'Biss', de título homônimo, numa produção independente, distribuído pela gravadora Polygram, sem distribuição nacional.
Em 1994 'Vânia' cantou em trio elétrico no carnaval de Salvador, como vocalista da 'Banda Biss', quando liderando a 'Biss' recebeu o troféu 'Dodô & Osmar' como banda revelação do ano, depois de ter ganhado diversos prêmios como revelação e melhor cantora em carnavais fora de época em outros Estados e cidades, a exemplo da 'Micarande' (Micareta de Campina Grande).
'Vânia' se apresentou pela última vez com a 'Biss' no carnaval, puxando o bloco 'Pike', fechando com chave de ouro sua participação no carnaval da Bahia.
A carreira com a 'Banda Biss' tinha rendido frutos, mas 'Vânia' se sentia vazia, lhe faltava algo. Saiu da banda e desembarcou em São Paulo em março de 1995.
Em setembro do mesmo ano lançou seu primeiro trabalho, produzido por 'Ary Sperling', alcançando boa repercussão com seu canto doce, seguro e extremamente romântico.
Radicada em São Paulo, construiu repertório e identidade própria na música com oito discos de carreira: "Vania Abreu" (Warner Music, 1995); "Pra Mim" (Warner Music, 1996); "Seio da Bahia" (Velas, 1999), "Eu Sou a Multidão" (BMG Brasil, 2003), "Pierrot e Colombina" (YB Music, 2006) parceria com seu marido 'Marcelo Quintanilha'; "Misteriosa Dona Esperança" (Páginas do Mar, 2007); "Flor da Bahia" (Independente, 2010) e "Antes de Hoje" (2017), em formato digital.
Produziu o CD do sambista 'Riachão', "Mundão de Ouro" (2012), indicado ao Prêmio da Música Brasileira 2013 na categoria samba como melhor álbum e melhor cantor. Em 2013 assumiu a direção artística do Selo Friends Music onde produziu e lançou "Os Marchitas", "Não Sei Se Te Contei" (EP da cantora 'Thathi'), "Eu Inteiro Só" (de 'Marcelo Quintanilha') e o CD "Lázaro", do cantor baiano 'Jauperi' (produzido em parceria com o 'Maestro R. Petreca'). O álbum foi indicado na lista dos melhores discos da América Latina de 2015 pelo site zachary-jones.com.
Recentemente mostrou seu lado escritora com o lançamento do livro infanto juvenil "Eu e Meu Lugar", para a coleção "Eu Vim da Bahia", onde conta a história do compositor 'Riachão', e está escrevendo o livro de ficção 'Aedos'.
Direto de Sampa, 'Vânia Abreu conversou com o BACANUDO.COM e de forma gentil nos concedeu esse  bate-papo onde relatou algumas das suas preferências. Desfrute!
 
*Meu livro"O Amor nos tempos do Cólera" de Gabriel Garcia Marquez
*Meu filme - "As Pontes de Madison", de Clint Eastwood
*Minha música - "3º Movimento em D Menor, da 9ª Sinfonia de Beethoven
*Minha cidade - Salvador. 
*Minha cara - Beleza com charme, sem luxo. 
*Minha bebida - Suco de Tangerina. 
*Minha comida - Café da manhã com tudo. 
*Minha estação do ano - O outono em São Paulo. 
*Meu paraíso - Uma praia preservada. 
*Minha fraqueza - O sofrimento humano.  
*Meu pecado - Cobrar virtudes. 
*Meu vício - Pensar demais, demais. 
*Meu medo - Um mundo sem liberdade, fraternidade e igualdade. 
*Minha flor - Lírio vermelho. 
*Meu esporte - Treino Funcional. 
*Meu lazer - Ler. 
*Minha etiqueta - Ser elegante, sem ser pedante. 
*Meu cheiro - Do perfume 'Angel', de Thierry Mugler.
*Meu ídolo - Não tenho, tenho inspirações. 
*Meu sonho - Um mundo cheio de arte. 
*Minha inspiração - Arte. 
*Meu arrependimento - Ter deixado de tocar violão. 
*Meu compositor - 'Caetano Veloso'. 
*Meu restaurante - Japonês. 
*Minha paisagem - Uma floresta. 
*Minha indiferença - Com os arrogantes. 
*Meu exagero - Anotações. 
*Minha impaciência - Com quem se irrita com tudo. 
*Meu lugar no mundo - Minha Casa. 
*Meu lugar na casa - Meu mezanino, cheio de mim mesma.