PUBLICIDADE

Banner

Dia Internacional Contra a Homofobia

Homofobia.jpg

Foto: Reprodução


 
Data incluída no calendário oficial do Brasil, desde 2010, hoje, 17 de maio, é o "Dia Internacional Contra a Homofobia",  também conhecido como “Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia”. 
 
Esta data visa conscientizar a população em geral sobre a luta contra a discriminação dos homossexuais, transexuais e transgêneros, quando são organizadas diversas atividades que promovem e apoiam a igualdade de direitos dos homossexuais e demais pessoas que se encaixam na comunidade LGBTQI+.
 
A homofobia consiste no ódio e repulsa por homossexuais, atitude esta que deve ser combatida para que possamos formar uma sociedade que esteja baseada na tolerância e respeito ao próximo, independente da sua orientação sexual. E, apesar, de pensarmos estar vivendo tempos modernos, de tolerância e respeito às diferenças, ainda existe um grande preconceito contra os homossexuais na maioria das sociedades que, infelizmente, se reflete em atos desumanos de violência extrema.
 
Vale ressaltar que o objetivo desta data é debater os mais variados tipos de preconceitos contra as diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, além de gerar o desenvolvimento de uma conscientização civil sobre a importância da criminalização da homofobia.
 
Origem do Dia Internacional Contra a Homofobia
 
O "Dia Internacional Contra a Homofobia" (International Day Against Homophobia, em inglês) é comemorado em homenagem a data em que o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado e a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde - OMS), em 17 de maio de 1990.