PUBLICIDADE

Banner

Nordestinidade

Sergival e Amorosa.jpg

Sergival e Amorosa (foto: divulgação)


 
Uma das maiores defensoras e representantes da autêntica cultura nordestina, a pintassilga 'Antônia Amorosa' esteve no Rio de Janeiro, onde no período de 26 a 28 de abril, participou como convidada especial do "Fórum Nacional do Forró de Raiz", evento pilotado pelo "Movimento Nacional de Luta pelo Registro das Matrizes do Forró de Raiz como Patrimônio Imaterial Brasileiro", através do "Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN", oportunidade em que tem sido discutido por setores da sociedade organizada, debates que estão acontecendo em diversos Estados, consolidando parcerias importantes para o desenvolvimento da proposta que tem agregado músicos, pesquisadores e autoridades por todo o país. 
 
Contando com a participação de diversos músicos, compositores, artistas, jornalistas e pesquisadores, além de diretores de instituições específicas, a exemplo do SESC/RIO, durante os dois dias o fórum desenvolveu palestras e debates com mesas redondas. Entre os palestrantes, 'Flávio Leandro', 'Dr. Ricardo Bezerra', 'Henrique Sampaio', 'Antônia Amorosa', 'Marcelo Fraga', 'Daniel Gonzaga', 'Kiko Horta', 'Pedro Clerot', 'Téo Lima', 'Dez Siro Darlan', o cantor e compositor sergipano 'Sergival Silva', 'Jadiel Guerra', 'Daniel Guerra', 'Elis Ângelo', 'Felipe Trota', 'Carlos Botelho', entre outros.  
           
O encerramento aconteceu com um show manifesto na Feira de São Cristóvão – Centro de Tradições Nordestinas, que contou com a presença de diversos artistas. Entre eles 'Anastácia', 'Oswaldinho', 'Tânia Alves', 'Chambinho', 'Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste', 'Amorosa', 'Del Feliz', 'Sandra Belê', 'Jadiel Guerra', 'Marcus Lucena', 'Sergival', 'Gilberto Teixeira', 'Susú' (irmão de Marinêz), 'Marabar', 'Marcelo Mimoso', 'Cassiano Beija Flor', 'Kríss Alan' (Maria Filó), 'Carlos Marins', 'Flor de Manacá', 'Caraforró - Igor Konde - Caramuela + Ju Nu' (Terreirada Cearense), 'Trio Forrobodó', 'Jurandy da Feira', 'Marabá da Feira', 'Léo Rugero', 'Mará dos Oito Baixos', 'Trio Os 3 Amigos do Nordeste', 'Sussuanil e George',  'Trio Levanta Poeira', 'Trio Xodó',  'Zé Matias', 'Zé da Onça', 'Iris Pontal', num show que teve duração de quatro horas e resultará em um CD/DVD com patrocínio do SESC/RIO. 
 
O Movimento em Defesa do Forró de Raiz foi iniciado pela Associação Cultural Balaio Nordeste, na Paraíba, protocolado ao IPHAN em 2011. O movimento tem crescido pelo Brasil, com fóruns já realizados nos Estados da Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro. A meta é atingir todos os Estados que possuam uma identidade histórica com o forró de raiz, contribuindo com a consolidação do processo de registro como patrimônio imaterial brasileiro.