PUBLICIDADE

Banner

Dancing Queen

ABBA capa.jpg

Foto: Internet


 
Fãs do 'ABBA', regozijai-vos! O icônico grupo sueco que fez muita gente chacolhar ao som de Dancing Queen e Mamma Mia, entre outros sucessos, no auge da cena disco que dominou os anos 70 em todo o mundo, anunciou o seu retorno no último dia 27 e já está de volta ao estúdio para gravar novas músicas, 35 anos depois do último single, e uma turnê agendada para o primeiro semestre de 2019, confirmando, assim, o fato de ser considerado um dos grupos de maior sucesso do mundo, cujas vendas de seus álbuns são estimadas entre 180 e 400 milhões em todo o planeta. 
 
O 'ABBA' foi o primeiro grupo pop europeu a fazer sucesso em países anglófonos fora da Europa, principalmente na Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Canadá e, em menor proporção, nos Estados Unidos. No entanto, no auge de sua popularidade, os dois casamentos foram dissolvidos e essas mudanças se refletiram em sua música, escrevendo letras mais profundas com um estilo musical diferente. O quarteto experimentou um declínio comercial, o que acabou levando à decisão do fim da carreira, de modo que em dezembro de 1982 ocorria a última aparição do grupo. Depois de um tempo fora do interesse público, na década de 1990 foram lançados vários álbuns de compilação que possibilitaram o retorno do 'ABBA' ao topo das paradas.
 
Suas canções foram interpretadas por vários artistas, além de serem a base do musical Mamma Mia!. O grupo é um ícone no seu país de origem, bem como uma figura importante na expansão da europop. Sua popularidade abriu as portas para outro grupos do mesmo gênero, fato que culminou na entrada do grupo para o Rock and Roll Hall of Fame. Salve!