PUBLICIDADE

Banner

Vacine-se

vacinação.jpg

 
Começa nesta segunda-feira, 23, e prosseguirá até o dia 1º de junho, a "20ª Campanha Municipal de Vacinação Contra a Influenza 2018", cuja objetivo é prevenir a doença, reduzir as complicações, o adoecimento, as internações e as mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, conhecida popularmente como gripe. 
 
Neste ano, a meta da "Secretaria Municipal da Saúde - SMS", é de imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários, o que equivale a aproximadamente 141 mil usuários.
 
Durante o período da campanha, todas as "Unidades de Saúde da Família - USFs", de Aracaju e o Ipesaúde, aplicarão a vacina. Assim informa a diretora de "Vigilância em Saúde - DVS", da SMS, 'Taise Cavalcante'. 
 
Ainda de acordo com 'Taise', a vacina contra a influenza é trivalente e protege contra três vírus: o H1N1, H3N2 e a Influenza B. "É importante que os grupos procurem uma unidade de saúde para receber a vacina e ser imunizado contra a Influenza. A gripe, a depender da situação clínica do indivíduo, pode evoluir e gerar complicações graves. Portanto, a vacina é a melhor forma de prevenção", disse a diretora.
 
Este ano, a SMS traz uma novidade à Campanha Contra a Influenza. A fim de atender a maior parte do público-alvo de maneira estratégica, serão lançados pontos itinerantes de imunização para os idosos, uma vez que dos grupos prioritários estabelecidos pelo "Ministério da Saúde" para receber a vacina, os idosos compõem o grupo mais volumoso em Aracaju.
 
"Diante disso, a partir desta segunda-feira, 23, estaremos na "Praça Zilda Arns" (próximo ao Shopping Jardins), no período da manhã, das 8h às 11h30. Escolhemos um local próximo ao Posto Sinhazinha, por ser uma USF que demanda um maior número de idosos, mas é importante destacar que outras localidades já estão sendo avaliadas para serem contempladas com esta estratégia", revelou a técnica de Imunização da SMS, 'Ilziney Simões'.
 
No sábado, 12 de maio, quando ocorrerá a mobilização nacional, as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para aplicação da vacina.
 
Para receber a dose da vacina, é importante levar:
* Cartão de vacinação
* Documento de identificação
 
Pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais:
* Apresentar, também, prescrição médica especificando o motivo da indicação
* Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica
 
Profissionais do público-prioritário:
* Professores: contracheque ou crachá