PUBLICIDADE

Banner

Homenagem póstuma

Monumento Marcelo Déda.jpg

Perspectiva do Monumento Marcelo Déda, na Sementeira


 
O Governo de Sergipe, o Instituto Banese e a família do saudoso ex-governador, 'Marcelo Déda', unem as forças e a determinação, e juntos irão pilotar no próximo dia 11 de março, às 17h, a inauguração do "Monumento Marcelo Déda", obra que passará a ilustrar a paisagem do Parque Augusto Franco, popularmente conhecido como 'Sementeira'. 
 
O 'Monumento Marcelo Déda' está fincado entre as árvores que receberam cinzas do ex-governador e será um espaço de reflexão e contemplação. Na sombra da árvore que foi plantado pelo próprio 'Déda', será erguida uma estátua fiel dele com um modelo do jornal ‘A Semana’, de Simão Dias, em seu colo. 
 
Entre as árvores que receberam cinzas do ex-governador estará um espelho d’água e um grande disco, que traz gravado em granito o mapa de Sergipe. E para marcar a terra natal de 'Déda', uma nascente foi colocada exatamente em cima da localização do município de Simão Dias.  
 
Ao redor do espaço do espelho d´água, 52 duas estrelas, mais uma 53ª, localizada na nascente, representam os anos vividos por 'Déda'. As estrelas acenderão noite após noite, conduzidas por sensores. E embaixo do grande disco, ao centro do Monumento, luzes de led darão a sensação de que o ambiente estará flutuando. 
 
Ao fundo, seis painéis, sendo cinco deles representando cada década vivida por 'Déda', trazem informações biográficas, que contextualizam a passagem do ex-governador por cada um de seus cargos. E, ao meio dos totens, um poema estará cravado como lembrança da oratória e de seus discursos marcantes. 
 
Através de duas rampas laterais de total acessibilidade, uma em cada canto do Monumento, o espaço em homenagem a 'Marcelo Déda' terá também uma escadaria principal. 
 
Completando a beleza do projeto arquitetônico do local, as pessoas que por ali transitarem vão poder refrescar-se  e ou matar a sede na própria fonte, que receberá um filtro do qual sairá água potável. Salve!