PUBLICIDADE

Banner

Respeita as Mina

Respeita as Mina.jpg

Imagem: SPM-BA/ONU Mulheres


 
“Cantada pode, assédio não. Olhar pode, constranger não. Na boa pode, à força não”. A diferença entre o assédio e a paquera saudável é o mote da campanha Respeita as Mina, criada pelo governo da Bahia para o Carnaval 2018. Iniciativa é da Secretaria estadual de Políticas para as Mulheres em parceria com a ONU Mulheres Brasil. Estratégia promoverá ações de conscientização e terá apoio do trio "Respeita as Mina", puxado pelas baianas 'Pitty', 'Larissa Luz' e 'Karina Buhr'.
 
O objetivo da campanha é abordar, junto a homens e mulheres, uma das formas de violência mais frequentes durante a festa: o assédio. Para combater abusos, a iniciativa estimula o respeito à população do sexo feminino.
Em 2018, as ações da campanha "Respeita as Mina" serão ampliadas, incluindo hotéis, pousadas, hostels e albergues instalados no circuito Barra-Ondina e Pelourinho. A Secretaria de Políticas para as Mulheres firmou uma parceria com a Associação Baiana da Indústria de Hotéis - ABIH -, visando sensibilizar turistas sobre questões de violência de gênero e tráfico de mulheres.
 
Pela primeira vez, a pasta estadual estará no circuito do Carnaval também com Unidades Móveis: uma será mantida em parceria com o Hospital da Mulher, no circuito Barra-Ondina, e outra em parceria com a Ronda Maria da Penha, na Praça Municipal. Equipes darão orientações às mulheres em situação de violência física e sexual, que deverão ser encaminhadas para postos de atendimento.
 
A estratégia de conscientização nos locais de chegada de visitantes — Rodoviária, Terminal de São Joaquim, Porto e Aeroporto de Salvador — está mantida, na capital e em cidades do interior que promovem o Carnaval, a exemplo de Porto Seguro.
 
As ações serão realizadas também nos blocos, principalmente os formados exclusivamente por homens, nos camarotes e nos portais de entrada de foliões, nos circuitos da folia. Nesses lugares, serão distribuídos materiais informativos com orientações sobre como proceder em caso de violência, onde denunciar ou buscar ajuda. Também serão distribuídas ventarolas, adesivos e tatuagens com as mensagens da campanha "Respeita as Mina".
 
Fonte: ONUBR