PUBLICIDADE

Banner

Discutindo o turismo sergipano

CETUR2.jpg

Foto: Divulgação


 
A primeira reunião da "Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio" foi realizada com a presença de agentes importantes para o desenvolvimento do setor no Estado. A reunião contou com a participação da economista da "Fecomércio", 'Sudanês Pereira', que apresentou para os participantes números indicativos do turismo no Estado, como a quantidade de estabelecimentos de hospedagem em Sergipe, além de unidades habitacionais e leitos disponíveis no mercado local, bem como o número de empregos formais gerados pelas empresas registradas pelo setor em suas atividades. Os dados apresentados foram baseados na Pesquisa de Serviços de Hospedagem do ano de 2016, realizada pelo IBGE.
 
A economista detalhou que atualmente, segundo a pesquisa, existem 282 estabelecimentos de hospedagem em Sergipe, divididos entre hotéis, pousadas e outros estabelecimentos. Destacando que o maior número 48% dos estabelecimentos, é composto por pousadas na capital e interior do Estado. O total de unidades habitacionais é de 9.340, com 21.791 leitos disponíveis para hospedagem no Estado. O número coloca Sergipe com uma média de 33 unidades habitacionais por estabelecimento de hospedagem e hotelaria, o que lhe alça à condição de Estado com a melhor média de unidades do Nordeste. Superando, inclusive, a média nacional, que é de 32 quartos por empreendimento. 
 
Também foi feita a apresentação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), pelo procurador do Estado, 'Pedro Dias'. O plano cria a governança interfederativa da região metropolitana, com a participação dos municípios componentes da área, Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, com a participação do Governo do Estado.
 
'Laércio Oliveira', presidente da "Fecomércio", valorizou a iniciativa da reunião em mostrar dados importantes sobre o setor do turismo no estado, e comentou sobre o Plano de Desenvolvimento Integrado da região metropolitana.
“Ter dados como esses para entender melhor o funcionamento do turismo em nosso Estado é de fundamental importância para encontrarmos os caminhos para fazer o setor avançar e crescer cada dia mais. Afinal, é um setor que gera quase 15 mil empregos no Estado" .