PUBLICIDADE

Banner

Prevenções para a pele

Andrezza Nascimento Sellecta.jpg

Andrezza Nascimento (foto: divulgação)


 
A estação do ano que combina com férias, praia e piscina é de muitas horas livres e de diversão para crianças e adultos, mas também pode desencadear quadros alérgicos, que são mais propícios nessa época do ano, chegando a aumentar até 40%. O BACANUDO.COM consultou a médica e nossa colaboradora, 'Andrezza Nascimento' para tirar algumas dúvidas.
 
-Nesta época do ano, as picadas de mosquito crescem vertiginosamente, e são causadoras de boa parte dessas alergias. Previna-se sempre usando repelente.
 
-Dermatite atópica: apresenta-se como um eczema na pele, principalmente no pescoço, braços e pernas, e pode ocorrer em qualquer idade. A pele fica irritadiça, com aspecto ressecado e causa coceira. Pode surgir em qualquer época do ano, mas tende a piorar com o calor e suor excessivos, além do contato com a areia da praia.
 
-Urticária: É uma doença caracterizada pelo aparecimento de placas avermelhadas espalhadas pelo corpo, acompanhadas de coceira intensa.
 
-Fotodermatites: É uma condição em que há uma resposta anormal da pele à luz solar. Tais reações podem ocorrer ainda com a ingestão de certos remédios seguida da exposição solar. Este tipo de alergia apresenta diversos sintomas, que variam de pessoa para pessoa, como erupção cutânea, coceira, vermelhidão, inchaço e manchas escuras na pele.
 
- Eczemas de Contato: caracterizam-se pela vermelhidão, inchaço e podem causar uma descamação da pele. Há alguns fatores que acarretam esse tipo de alergia, mas o uso constante de cosméticos é um dos grandes causadores. Isso deve-se ao produto químico contido em maquiagens, desodorantes e protetores solar, que ao entrar em contato com a pele, liberam substâncias que iniciam o processo alérgico. Além disso, a própria transpiração do corpo facilita em muito a aparição deste problema. A incidência de alergia de pele causada por bijuteria é outra que sobe, pois o suor estimula o sulfato de níquel, componente desses produtos, que provoca equizemas especialmente no pescoço. Até os telefones celulares podem gerar reações, principalmente nas orelhas, devido ao Lítio, componente da bateria que causa alergia nas pessoas que transpiram em excesso.
 
Para aliviar as crises:
 
*Beba bastante água (2,5 a 3 litros de água por dia)
*Evite banhos quentes e demorados.
*Hidrate bem a pele (existem hidratantes específicos para quem tem dermatite grave).
*Evite ingerir alimentos industrializados, com corantes e conservantes.
*Faça uso de medicamentos prescritos pelo médico, como antialérgicos ou cremes de corticóide.