PUBLICIDADE

Banner

Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Aids 1.jpg

Ilustração (internet)


 
Esta sexta-feira, 1º de dezembro, é o "Dia Mundial da Luta Contra Aids". A data foi escolhida pela 'Organização Mundial de Saúde' e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração.
 
Por que é importante ter um "Dia Mundial de Luta contra a Aids"? É importante mostrar para a população que não se contrai Aids com um simples aperto de mão ou abraço em um paciente. É importante mostrar também que uma pessoa com o vírus pode relacionar-se e trabalhar normalmente. Além disso, deve-se mostrar que, hoje, a Aids não é uma sentença de morte e que é possível, sim, viver bem com a doença. Porém, também devemos nos preocupar com sua transmissão, uma vez que é uma doença sem cura e que pode afetar a qualidade de vida de uma pessoa.
 
A cada ano, esta data deve servir para desenvolver e reforçar o esforço mundial da luta contra a doença. O objetivo deste dia é estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências, e de criar um espírito de tolerância social.
 
"O Dia Mundial da Luta Contra a Aids" dá a ocasião de se falar da infecção por HIV e da Aids, de se ocupar das pessoas infectadas pelo HIV e das doenças da Aids, e de se saber mais sobre esta doença. Este dia internacional de ação coordenada contra a Aids constitui já um evento anual na maior parte dos países.
 
Evocando as atividades de luta já em curso e encorajando novas iniciativas, o "Dia Mundial de Luta Contra a AIDS" contribui para edificar uma ação durável contra a doença.