PUBLICIDADE

Banner

Comenda Senador Abdias Nascimento

Palmares.jpg

Palmares (reprodução)


 
Nesta segunda-feira, 20, data em que se comemora o "Dia da Consciência Negra", a Assembleia Legislativa de Sergipe - ALESE -, vai homemgear professoras e quilombolas que lutam contra o racismo e em defesa da cultura afro-brasileira, entregando-lhes a "Comenda Senador Abdias Nascimento". A solenidade acontecerá a partir das 17h, tendo como espaço o plenário da Casa Legislativa. 
 
O projeto de Resolução que cria a comenda é de autoria da deputada estadual 'Ana Lúcia' e prevê que a ALESE inclua o evento no seu calendário festivo, homenageando anualmente militantes sociais e personalidades que lutem contra o preconceito racial.
 
Este ano, serão homenageadas as professoras da UFS e militantes do movimento negro 'Maria Batista Lima' e 'Maria Nely Santos', a conhecida parteira sergipana 'Zefa da Guia' (Josefa Maria da Silva Santos) e as lideranças do movimento quilombola em Sergipe, que têm lutado em defesa da terra e da dignidade das comunidades tradicionais 'Maria Izaltina Silva Santos' (Brejão dos Negros – Brejo Grande), 'Luiz Augusto Bomfim' (Maloca – Aracaju); 'Xifroneze Santos' (Caraíbas – Canhoba); 'Maria Gressi de Santana Silveira' (Mocambo – Aquidabã); 'Magno de Oliveira Barros' (Brejão dos Negros – Brejo Grande); e 'José Welington Fontes' (Porto D’areia - Estância).
 
A comenda leva o nome de 'Abdias Nascimento', um grande artista engajado, militante social de vanguarda, intelectual renomado internacionalmente, pan-africanista, militante trabalhista, político e ex-parlamentar, que dedicou sua vida à superação do racismo no Brasil.