PUBLICIDADE

Banner

Alta nos termômetros

AN.jpg

Andrezza Nascimento


 
O inverno chegou ao fim, e as temperaturas devem logo aumentar, já que aqui no Nordeste não possui as quatro estações do ano bem definidas. O BACANUDO consultou a médica Andrezza Nascimento para reforçar os cuidados obrigatórios com a nossa pele.
- A exposição solar intensa está diretamente relacionada ao surgimento de manchas e rugas, além de ser o principal fator de risco para lesões de câncer de pele. A dica mais valiosa para o verão é a fotoproteção. Aplique um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. Reaplique o protetor a cada duas horas. Caso a pessoa esteja diretamente exposta ao sol e em contato com a água, o filtro deve ser reaplicado ainda com mais frequência, praticamente de hora em hora. Produtos com ativos antioxidantes, como a vitamina C e o ácido ferúlico, são muito úteis para reduzir os danos da radiação ultravioleta na pele. 
-O uso de óculos escuros, chapéus e roupas com fator de proteção também é extremamente útil. Uma dica interessante é o uso da água termal, pois além de refrescar, ela tem ação hidratante e anti-inflamatória. Você pode borrifá-la no rosto ao sair do mar ou da piscina e em seguida, reaplicar o filtro solar.
-O uso de fotoprotetores orais como o licopeno, caroteno, Polypodium leucotomos e vitamina E, que diminuem os efeitos deletérios do sol sobre a pele são excelentes coadjuvantes no combate dos efeitos nocivos da radiação solar, mas eles não descartam a aplicação do filtro solar sobre a pele.
-Lembrar de fazer uso, também, de fotoprotetor labial. A regra, nesses casos, é a mesma para os filtros corporais e faciais: a aplicação deve ser feita 20 minutos antes da exposição ao sol e a reaplicação deve acontecer a cada duas horas. Se os lábios secarem não é preciso passar o protetor de novo. Os ativos já foram absorvidos pela pele. Pode-se passar batom em cima do protetor, pois o pigmento reflete a radiação, ajudando na proteção. Mas substituir o filtro por batom com fator de proteção não é recomendável. 
-Beba de 2 litros e meio de água a 3 litros ao dia. Coma mais alimentos antioxidantes, ricos em vitaminas C e E, além de vegetais amarelo-alaranjados e verde-escuros, como mamão, manga, brócolis e cenoura, ricas em betacaroteno, pois essas substâncias protegem a pele das agressões causadas pelo sol.
-Para conquistar um bronzeado saudável a melhor maneira é fazendo uso dos autobronzeadores. São cremes que contêm diidroxiacetona - se ligam à queratina da camada mais superficial da pele e formam compostos chamados melanoidinas, que tem estrutura semelhante à melanina da pele e promovem o aspecto bronzeado. O efeito surge em três horas e dura em média cinco dias. Os pós bronzeadores conferem aspecto corado e saudável sem danificar a pele.