PUBLICIDADE

Banner

Um tabaréu pelo mundo

Anselmo-Rodrigues 2.jpg

Anselmo Rodrigues (foto: divulgação)


 
'Anselmo Rodrigues' é um artista sergipano nato, que desde a infância gostava de rabiscar seus desenhos pelas calçadas. Engajado não só com as artes plásticas, como também na defesa do meio ambiente, onde no sudeste do Estado de Tocantins lutou arduamente pela conservação das cavernas naturais existentes naquela região, em meados da década de 70, começou seus estudos artísticos, pesquisando técnicas de pintura, a história da arte e, buscando inspiração em uma cultura genuinamente nordestina, a literatura de cordel.
Inquieto pela prória natureza e sempre buscando galgar maiores espaços na sua área, em 1978 arrumou a bagagem e se mandou para Brasília, dando impulso à sua carreira, ao tempo que construiu um currículo invejável.
De lá pra cá, 'Anselmo Rodrigues' pilotou exposições por todo o Brasil e  também no exterior, onde participou da Exposição Coletiva na Cacco Zanchi Kunstgalerij -  AALST -, na Bélgica; de Exposição na Aba Gallery, na Broadway, em Nova York, e no Centro de Estudos Brasileiros em Assunção, no Paraguai, cuja curadoria foi assinada por 'Lívio Abramo'. Ele foi também importante partícipe do Movimento das Artes em Sergipe e do Grupo Coloristas de Brasília. Seus trabalhos renderam vários prêmios,
Em seu retorno a Brasília, participou de diversas  exposições coletivas, como a “Artistas Internacionais”, na galeria de arte LBV; da 1ª Feira de Arte Ccontemporânea - FAC -, como artista convidado, além da coletiva “Visões Emocionais”, na Galeria de Arte da LBV. Por todas essas mostras, Anselmo participou com suas mais novas obras: esculturas em madeira de Jacarandá do cerrado. 
De volta a Sergipe, em 2014, 'Anselmo Rodrigues' realizou exposição em Aracaju, na  Galeria Jenner Augusto/Sociedade Semear, tendo como curador 'Mário Britto'. A exposição contou com 51 obras inéditas, todas produzidas pelo artista em seu ateliê, na Praia do Abaís, em Estância, com todas as obras exibindo a beleza e a simplicidade cotidiana, com temática totalmente pensada e focada em Sergipe e em suas características regionais, resgatando as brincadeiras e jogos infantis, feirantes, pescadores, vendedores, músicos etc. Junto com a exposição, também foi lançado o livro “Anselmo Rodrigues  – Tintas que falam”,  também, de autoria de 'Mário Britto', lançado na mesma data da inauguração da exposição. 
Novamente em Aracaju, dando início ao projeto ”Um tabaréu pelo mundo”, participa ainda, a convite de 'Mário Britto', da “Mostra Aracaju 2017”, fincada na Sociedade Semear, com suas esculturas em madeira. Não deixe de ir ver e apreciar!