PUBLICIDADE

Banner

Bioma

VF Caatinga.jpg

 
O deputado sergipano Valadares Filho  foi o relator, na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia - CINDRA -, de projeto de lei que propõe a inclusão da caatinga como uma das áreas prioritárias para receber recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente - FNMA.
Em seu parecer, favorável à aprovação da matéria, Valadares Filho destaca que segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, a área de proteção integral e de uso sustentável da caatinga atinge apenas 7,6%  da área total do bioma; o que é muito pouco e além disso a maioria dessas áreas estão em forma de APA, cujas garantias de conservação são muito baixas. “Por isso, considero que esse projeto de lei vem corrigir sérios equívocos hoje praticados em relação à caatinga”.
Valadares Filho destacou que apesar do clima aparentemente inóspito, a flora e fauna da caatinga apresentam alta riqueza de espécies. Estudos registram mais de 4.500 espécies de plantas, 150 de mamíferos, 510 de aves além de mais de 100 espécies de répteis, cerca de 50 anfíbios e mais 180 espécies de peixes. “Diante de tal biodiversidade, a preservação da caatinga se torna cada vez mais necessária”, frisou o parlamentar do PSB de Sergipe.
Por outro lado, o fato de que a biodiversidade e a ecologia da caatinga ainda não serem  bem conhecidas e estudadas torna a preservação ainda mais difícil em relação aos outros biomas.
“Existe hoje um consenso entre os pesquisadores de que a caatinga recebe poucos investimentos em pesquisa, pois existe uma visão preconceituosa e equivocada de que a região é pobre em diversidade; e para corrigir esse equívoco defendo a aprovação de projeto que prevê a destinação de mais recursos para preservação dela”.