Durval Muniz de Albuquerque (foto: Divulgação)
As transformações sofridas pelos festejos juninos estiveram bastante em evidência no cotidiano da região Nordeste recentemente, o que gerou diversas polêmicas nas redes sociais. O assunto será um dos temas relacionados à palestra do escritor e pesquisador paraibano Durval Muniz de Albuquerque que acontecerá na próxima segunda-feira, 24, às 10h, na Universidade Federal de Sergipe - UFS -, tendo como espaço o Auditório da Pós-graduação do prédio Didática II (no pavimento superior).
O evento terá como tema “Reinvenções do Nordeste: Consumos e apropriações nos Festejos Juninos” e para participar basta inscrever-se através do site: www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/extensao/consulta_extensao.jsf?acao=4&aba=p-extensao.
Sobre o palestrante, Durval Muniz também teve destaque por ser autor da obra “Invenção do Nordeste e outras artes” livro que nasceu a partir de uma tese defendida na Unicamp e que foi premiada em o primeiro lugar pela Fundação Joaquim Nabuco.
Na obra, o autor pilota através de três capítulos, uma discussão de como nasce a ideia do que é a região Nordeste, as representações sociais e como o imaginário foi erguido, onde ele monta uma rica e informativa colcha de retalhos em que é possível perceber como a “identidade” do Nordeste foi construída ao longo da história através da economia, da política e da cultura.