PUBLICIDADE

Banner

VALTER RITO

Relevância nas Mídias Sociais
 
"Redes sociais não são os locais de vendas diretas, mas sim de relacionamentos para em seguida vender"
 

Webp.net-resizeimage (65).jpg

Foto: Divulgação


 
Se tem uma coisa que entrou de vez, para não dizer que invadiu com força e toda e garra a vida do homem moderno, sem direito a escolha e ou qualquer tipo de recusa, foram as 'redes sociais'. Se tornaram condição sine-qua-non em todas as áreas, segmentos e profissões, sem limite de até onde pode ser alcançada e onde ainda pode chegar. Mas, temos consciência e sabemos, o quanto ainda vai percorrer em termos de novas formas e descobertas que por bem ou mal, facilitam e ao mesmo tempo torna a vida do ser humano um tanto quanto individualista e menos pessoal. 
Ter uma presença online em redes sociais já não é mais um diferencial. É uma obrigação, para não dizer, uma necessidade básica. E se tratando de uma empresa, nenhuma atualmente se destaca no competitivo cenário se não fizer uso de uma ou mais redes sociais, mas sim tendo e ao mesmo tempo buscando a maneira correta de utilizá-la no dia a dia.
Antes de mais nada, vamos fazer uma pergunta: Em quantas redes sociais a sua empresa ou marca está presente? Se a resposta for mais de uma, esse artigo é pra você. Se você está em dúvida ou ainda não decidiu em qual rede social você e ou a sua empresa deve estar presente, confira algumas dicas dessa entrevista concedida exclusivamente para o BACANUDO.COM, onde batemos um papo com o master expert no assunto, Valter Rito, que nos próximos dias 19 e 20 de agosto, das 8h às 17h, estará plantado no auditório do Ocean Hotel, em frente aos Arcos da Orla de Atalaia, diante de um público ávido e sedento de informação, e certificação a respeito do vasto e extenso assunto, através do curso de "Certificação em Social Media", o qual ele estará dividindo pílulas do seu conhecimento e experiência sobre o assunto
Através desta entrevista direta e objetiva, Valter Rito mostra ao longo das respostas como você pode potencializar seu alcance nas redes sociais, partindo do princípio de que usá-las todas da mesma maneira pode trazer economia de tempo, mas não os melhores resultados. Cada coisa no seu respectivo lugar e quadrado.
Seja lá qual for o seu objetivo, em todos os casos os usuários – e as empresas – querem um espaço para demonstrar suas ideias, histórias pessoais e/ou profissionais, e interagir com outras pessoas – ou clientes.
Mas nem sempre isso deve ser feito da mesma forma. Até porque as redes sociais possuem diferenças simples como faixa etária média, objetivo e tipo de mídia predominante compartilhada pelos usuários.
Fazendo uma analogia, é como se você tivesse que promover seu negócio em diferentes mídias como televisão, rádio, jornal ou revista. Você não utilizaria a mesma linguagem em todos os casos, certo? 
Nas redes sociais, acontece o mesmo. Não pense em promover conteúdo ou produtos nas redes sociais, e sim no Facebook, Twitter, Instagram, etc. Pense separadamente, pois utilizar um termo para resumir todas as possibilidades pode custar caro!
Apresentando melhor o entrevistado, o pernambucano Valter Rito tem formação em Marketing e é especialista em Inteligência de Mercado e Marketing. É consultor empresarial, palestrante e professor acadêmico em graduação e pós-graduação nos cursos de Marketing, Publicidade e Propaganda, Coordenador do MBA em Marketing Digital e Social Media da Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco (Esuda), Sócio-Diretor da Íkonos Marketing Solution, sendo responsável pelo planejamento estratégico dos clientes e estratégias em redes sociais, atendimento digital e campanhas digitais para pequenas, médias e grandes empresas. 
Idealizador dos cursos “Comunicação Inteligente em Redes Sociais” e “Certificação Social Media”. Já ministrou treinamentos em empresas como: Porto Digital, BOSCH, Sistema Jornal do Comércio, TIM, OI, Shoppings: Rio Mar, Guararapes, Tacaruna, Boa Vista, Plaza e Costa Dourada. Recebeu homenagem na Semana do Administrador FALUB 2014 e marca presença constante através de entrevistas concedidas para vários veículos de comunicação a exemplo de CBN, GLOBO, Jornal do Comércio, Diário de Pernambuco, Folha de Pernambuco, Programa Assunto do Dia, TV Nova. 
 
BACANUDO -  Como iniciou sua carreira? 
VALTER RITO - Comecei  na área militar, onde fui do setor administrativo e assim segui estudando a área, quando graduei-me e me especializei em marketing. O interesse em realizar consultorias e dar aulas foi real e assim fui conduzindo. Comecei ministrando aulas em cursos de graduação em marketing e atendendo algumas empresas também no mesmo ramo, isso há mais de 15 anos. Daí passei a ingressar na área do marketing digital orientando pequenos empresários de como criar sua presença digital nas redes sociais. Iniciei o uso das estratégias e ferramentas para minha empresa e hoje capacito, formo e encaminho profissionais a ingressarem no ramo, como também ainda realizo trabalhos para empresas de pequeno, médio e grande porte em todos os segmentos.
 
BACANUDO - Dentre as redes sociais que temos, qual a melhor para divulgar/aumentar a popularidade na web? E para dar uma guinada nos negócios?
VR - Depende muito. Pois antes de começar a trabalhar as redes sociais de uma empresa você estuda: o perfil, persona, área de atuação, produtos, mercado, e objetivo da empresa quanto às redes sociais. Então como costumo falar: a atividade de 'social media' envolve muitos fatores da análise, pesquisa e soluções. Então esse trabalho inicial é muito importante. Mas como fator de informações temos: o Facebook como a primeira rede a atingir os dois bilhões de usuários; temos o Instagram como a rede de maior engajamento com o público; o Youtube sendo o segundo buscador do mundo e o WhatsApp que possui taxa de abertura de mensagens de mais de 80%. Estes são fatores importantes para que os empresários possam começar a ter uma ideia de como podem começar.
 
BACANUDO - Qual o maior desafio para um 'Social Media' conseguir exercer uma estratégia boa e eficiente, nas redes sociais? 
VR - Às vezes vai da limitação do empresário, seja em investimentos - que o 'social media' precisa como ferramentas e outros fatores -, ou até a falta de conhecimento do empresário do quanto é importante ele fazer um trabalho profissional nas redes sociais. Pois o investimento é muito menor e com maior taxa de retorno da atualidade. Um 'social media' preparado, sabe usar bem os recursos disponíveis a ele na internet. Dá para você saber sobre mercado,  clientes  e concorrentes de uma maneira que muita gente não sabe e isso pode ser o diferencial. Então listo estes três fatores: investimento, conhecimento do gestor e conhecimento do profissional de 'social media', por isso é muito importante este último se capacitar para conseguir atender em alto nível todas as empresas.
 
BACANUDO - Você está trazendo o seu curso de Certificação em 'Social Media para Aracaju. O que os alunos podem esperar do curso?
VR - Este curso de 'Social Media' já foi assistido por centenas de profissionais de diversas cidades do Brasil, com uma aprovação de 98%  (fonte de dados de nossas pesquisas pós-curso), portanto estarei trazendo para Aracaju um curso completo para certificar profissionais a estarem aptos para exercerem os seus serviços para quaisquer empresas de todos os ramos de atuação e todos os portes da atualidade. Um curso totalmente atualizado e inovador que abrangerá teoria e prática, sem contar com network na rede de alunos e orientações de projeto após o curso. Então, o curso está recheado de contéudos, ferramentas, aplicações práticas, dicas, informações e muito mais para capacitar os alunos a atuarem em alto nível em 'Social Media' com a nossa certificação.
 
BACANUDO - Qual é o maior erro que se comete, atualmente, perante marcas nas redes sociais?
VR - Alguns dos maiores erros são: gestão de conflitos e falta de estratégia. O primeiro se dá pela forma como as empresas recebem críticas ou até fatores bem delicados, pois se sabe que em redes sociais qualquer deslize pode ser o fim de uma grande reputação, então saber conduzir clientes, seja com pontos positivos ou negativos para uma marca, se torna primordial. E o segundo, a falta de um planejamento estratégico. Confundem-se muitos objetivos da empresa com resultados. A maioria não sabe usar as redes sociais para sua empresa. Redes sociais não são os locais de vendas diretas, mas sim de relacionamentos para em seguida vender e este é um fator que tem acontecido muito atualmente, o que gera frstração dos empresários por não saberem usar de forma eficiente o mundo das mídias sociais.
 
BACANUDO - Que dicas você daria para quem quer enveredar por essa área?
VR - Duas: primeiro estude, estude muito e mantenha-se atualizado. Quem trabalha na área de marketing digital ou 'social media', que são complementares, deve estar o tempo todo atualizado quanto a: novidades, ferramentas, otimização, linguagem, aplicativos etc. E segundo ganhar experiência, testar, ousar, pois é na prática que você descobre os caminhos mais efetivos da área. E estes dois fatores iremos ver em nosso curso de 'Social Media' em Aracaju, pois ferramentas e todos os procedimentos que um profissional da área precisa ter nós iremos ver, sem contar com a aplicabilidade prática onde envolvo os alunos em projetos reais para ganharem portfólio e já atuar no mercado com dois fatores: certificado teórico do curso e certificado técnico de um trabalho real, são nossos diferenciais.
 
BACANUDO - Qual acha que será o futuro das redes sociais?
VR - Já está acontecendo, cada vez mais empresas engajadas nas redes sociais, pois viram que o caminho está no mundo digital. Todo ano Facebook, Google anuncia aplicativos e ferramentas para empresas, como no caso desse ano, estas duas redes anunciaram ferramentas com a realidade virtual e realidade aumentada, tema de minha palestra no 'Socia Media Week', em SãoPaulo, em setembro, onde irei abordar justamente estas duas realidades e como as empresas podem usá-las a seu favor. Então o mundo dos negócios já mudou muito, e vai ainda mais com as novas formas de comunicação e atendimento no mundo digital. Hoje você já consegue pedir uma pizza via Messenger do Facebook, e num futuro bem próximo você vai escolher estes produtos, solicitar e   comprar dentro da própria rede, sem falar com os aplicativos de geo localização cada vez mais reais e com mais informações de realidade virtual. Então as redes sociais têm sido primordiais no mundo da publicidade do momento. Áreas como jornalismo, engenharias, medicina, contabilidade e muitas outras estão vendo estas oportunidades no meio digital e estão entrando de cabeça, caso contrário, vão perder mercado para a concorrência. Então cada vez mais o setor cresce, com oportunidades tanto para quem quer atuar na área, como também para quem é empresário para vender e se relacionar melhor com seu cliente.