Nubem Bomfim (foto: divulgação)
Quem quiser conhecer a história das eleições municipais de Aracaju, da Nova República (1985) até a vitória da primeira mulher a comandar a capital, em 2024, não pode deixar de conferir o livro 'É Desse Jeito': Emília Corrêa fura a bolha do sistemão', assinado pelo mestre em Comunicação (UFRJ) e jornalista Nubem Bomfim .
A noite de autógrafos está agendada para para o dia 25 de novembro, às 19h, no Memorial de Sergipe, fincado na Orla de Atalaia, em Aracaju.
O livro traz detalhes da última eleição para a Prefeitura de Aracaju e revive a memória de 40 anos de eleições, destacando o papel desempenhado por lideranças políticas, a exemplo de João Alves Filho, Marcelo Deda e Jackson Barreto,
A obra literária retrata a história das últimas 11 eleições municipais, mostrando o quadro dominante exercido pelo espectro político de esquerda que, antes da eleição de Emília, tinha vencido nove das 10 eleições para prefeito da capital. Apenas o engenheiro João Alves Filho havia derrotado o agrupamento político liderado por Marcelo Deda na eleição de 2012.
Nubem Bomfim traz os resultados das eleições para prefeitura da capital, o contexto em que cada disputa aconteceu, o confronto entre os agrupamentos políticos, os bastidores das eleições e as articulações que precederam os pleitos eleitorais. O escritor é graduado em Jornalismo, Direito e cursou História (UFS), até o último período. Daí a sua paixão em escrever com a maior fidelidade possível aos fatos.
O gênero escolhido pelo escritor para contar a história das eleições de Aracaju é o narrativo, que busca a precisão factual e a veracidade dos eventos, narrando histórias reais, sem elementos de ficção.