PUBLICIDADE

Banner

Dentro de casa

Teste HIV.jpg

Foto: Divulgação


 
Assim como já acontece em diversos outros países do mundo, aqui no Brasil também será possível fazer o teste de HIV dentro de casa, apenas comprando o produto na farmácia. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa -, já bateu o martelo aprovando a entrada no país do teste "Action!, portanto a partir do próximo mês de junho, será possível comprá-lo em qualquer farmácia. O produto funciona por meio da coleta de gotas de sangue e tem 99,9% de efetividade (maior que o índice do outro tipo de coleta). O resultado leva 15 a 20 minutinhos para ficar pronto e é apontado por meio de linhas que indicam a presença dos anticorpos do vírus HIV. O preço esperado para o nosso mercado deve girar em torno de R$ 40 e R$ 60.
O teste identifica o vírus HIV após 30 dias da possível contaminação através da “janela”, que é como os infectologistas costumam classificar o tempo que o organismo precisa para produzir a quantidade considerável de anticorpos, que o teste consegue detectar. Segundo a Anvisa, se o resultado der negativo, é importante que a pessoa repita o teste de 30 em 30 dias até completar 120 dias. No caso do resultado ser positivo, a pessoa deve procurar um infectologista ou visitar o SUS para refazer os testes e, caso confirme o vírus, encontrar o tratamento gratuito e adequado.
Essa maneira discreta de fazer o teste em casa, vem sendo interpretado pelos médicos como uma forma fácil, prática e didática de se fazer o exame, pois estima-se, até, que algo como 500 mil pessoas, só no Brasil, estão infectadas sem ter conhecimento da contaminação pela doença. Saúde é tudo!