PUBLICIDADE

Banner

Dicas para evitar desgastes no automóvel na praia

Carro na praia.jpg

(Crédito: Envato)


 
Com as temperaturas elevadas das últimas semanas, a praia se torna o destino preferido dos brasileiros. No entanto, para aqueles que optam por viajar de carro, é necessário tomar alguns cuidados para que o veículo não seja danificado. 
 
Essas condições adversas são praticamente inevitáveis, mas com alguns cuidados é possível evitar o desgaste precoce do carro, assim como preservar o bom funcionamento do veículo. Recomenda-se uma série de cuidados que garantem o bom  funcionamento do automóvel, mesmo após dias de diversão à beira-mar.
 
Desgastes causados pela areia
 
A areia, com sua textura abrasiva, pode infiltrar-se em diversas partes do veículo, causando danos mecânicos e estéticos. "Ela acaba atuando como uma espécie de lixa, desgastando as partes móveis e prejudicando o desempenho do carro. É de suma importância limpar e lubrificar regularmente áreas como os freios, suspensão e as juntas e dobradiças para evitar desgaste prematuro", orienta um mecânico.
 
No interior do veículo, a areia também é uma grande preocupação, principalmente para quem tem crianças. A dica é levar um aspirador de pó para manter a parte de dentro do veículo mais limpa e livre de areia.
 
Além disso, o contato constante com a areia pode levar à corrosão, especialmente nas partes metálicas expostas, como parafusos e rodas, causando desgaste irregular nos pneus. Verifique a pressão e o alinhamento regularmente.
 
Impactos da maresia
 
A maresia, resultado da combinação de ar salgado e umidade, é outra inimiga silenciosa dos carros na praia. Ela acelera a formação de ferrugem e o processo de corrosão, mesmo em partes do carro que poderíamos pensar estar protegidas, como a bateria sob o capô fechado. Em comparação com o ar seco de cidades não litorâneas, a maresia corrói dez vezes mais rápido. Ele revela: "A maresia pode acelerar o processo de corrosão em partes metálicas do veículo, como os componentes do chassi e os parafusos. Isso pode comprometer a estrutura do carro ao longo do tempo, tornando essencial uma proteção adequada."
 
Uma dica é utilizar ceras protetoras ou selantes específicos para proteger a pintura e as partes metálicas do efeito corrosivo da maresia. Cobrir o carro com uma capa protetora, mesmo quando estiver na garagem, também pode ajudar.
 
Lavagem Regular
 
Manter o carro limpo é fundamental. Uma lavagem completa após cada visita à praia ajuda a remover a areia e o sal acumulados. Além da parte externa, a areia pode se acumular no interior do veículo. Realize uma limpeza completa para evitar danos aos componentes internos.
 
Ar-condicionado
 
As altas temperaturas e o calor excessivo acabam fazendo com que utilizemos mais o ar-condicionado do carro. Isso acelera a deterioração dos componentes, como o filtro. Realizar manutenção é imprescindível.
 
Enxágue do sistema de freios
 
Enxaguar o sistema de freios com água doce remove resíduos de areia e evita a perda de eficiência.
Estacionamento à sombra
 
Sempre que possível, estacione seu carro à sombra para reduzir a exposição ao sol direto. Isso ajuda a preservar a pintura e os materiais internos. Cobrir o parabrisa e as partes mais expostas também evitam a incidência direta do sol.
 
Manutenção periódica
 
Realize uma revisão mais detalhada do veículo após temporadas intensas na praia. Verifique os fluidos, alinhamento, suspensão e outros componentes que podem ser afetados.
 
Ao adotar essas práticas, o motorista não apenas mantém a estética do carro, mas também prolonga sua vida útil. "Cuidar do carro na praia não é apenas uma questão de aparência, mas, sim, de preservação e segurança", finaliza.
 
(Por: Central Press)