(Foto: Divulgação)
Dando um passo de cada vez na carreira profissional em busca do reconhecimento pleno, além de ser ávido por novidades e estar sempre catalogando projetos diferenciados, singulares e relevantes na sua trajetória, o arquiteto sergipano Elissandro Matos já figura como um dos nomes de destaque na edição 2023 da 'CasaCor Sergipe', agendada para acontecer em Aracaju no período de 06 de setembro a 29 de outubro.
O bonito projeto que Elissandro irá assinar vai pontuar artisticamente e culturalmente uma expressiva homenagem ao icônico artista plástico Arthur Bispo do Rosário, sergipano natural de Japaratuba, que por sofrer de esquizofrenia, residiu em diversas instituições psiquiátricas por quase 50 anos, considerado gênio por alguns e louco por outros.
"Partindo do tema central 'Corpo e Morada' criamos a ideia que iremos executar na Galeria "Arte que Cura", de forma consciente e consistente, transportando e trazendo um pouco do mundo desse artista multifacetado, e assim, desse modo, partimos primeiro para a escolha da cor central que será usada, optando por um azul mais forte da Tintas Coral, e nas demais paredes um degradê de azuis. Levando em consideração que para o artista a aura dele era 'azul' como seu mundo, que trilhou por uma vida na busca de tecer a sua própria história, tornando-se uma referência nacional e internacional nos diversos segmentos das artes, gerando o conjunto de sua obra que agrega mais de 800 peças com diferentes técnicas, com destaque para a costura e para o bordado em tecido, em formas de fardões e estandartes", revela Elissandro Matos.
Ele nos informou ainda que a estrutura original do edifício será mantida, e será usado um carpete com desenho exclusivo confeccionado em nuances de azul e branco, da empresa SC Home. O espaço ainda irá abrigar uma estante flutuante no fundo da galeria na mesma cor central do azul da Tintas Coral, onde obras literárias e esculturas dos artistas Shivo, Francisco Silva e Lucas Yguatatã ilustrarão o móvel.
"Uma das paredes será ornada por um manto em tamanho real, réplica do original, emprestado pelo sergipaníssimo Grupo Imbuaça, de Aracaju (SE), além de telas que retratam Arthur Bispo do Rosário, assinadas pelos artistas visuais sergipanos: Caã, Luciana Crestana, Roniery, Joel Dantas, Guilherme Solera e Márcia Guimarães", disse Elissandro.
Portanto, o conceito de arte como reflexão da experiência de viver foi explorado na arquitetura e se traduzirá em uma linguagem visual de claridade e amplitude, materializando na forma o verdadeiro sentido do fazer arte.
Toda a curadoria do espaço do arquiteto Elissandro Matos na 'CasaCor Sergipe 2023' levará a assinatura da Galeria 'M Depósito de Arte'. Salve!