PUBLICIDADE

Banner

Hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente

plásticos poluindo a natureza.jpg

(Foto: Internet)


 
Hoje, 5 de junho, é comemorado o "Dia Mundial do Meio Ambiente".  A data começou a ser comemorada em Estocolmo - a capital e maior cidade da Suécia -, no ano de 1972, quando teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.
 
O tema deste ano de 2023 se concentrará em soluções para a poluição plástica com o mote #CombataAPoluiçãoPlástica.
 
O mundo está sendo inundado por plástico. Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas todos os anos, metade das quais é projetada para ser usada apenas uma vez. Desse total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que de 19 a 23 milhões de toneladas acabem em lagos, rios e mares. Atualmente, o plástico entope nossos aterros sanitários, vaza para o oceano e é transformado em fumaça tóxica, o que o torna uma das maiores ameaças ao planeta.
 
Além disso, o que é menos conhecido é que os microplásticos chegam aos alimentos que comemos, à água que bebemos e até mesmo ao ar que respiramos. Muitos produtos plásticos contêm aditivos perigosos, que podem representar uma ameaça à nossa saúde.
 
O que é mais necessário agora é uma onda de pressão pública e política para ampliar e acelerar as ações de governos, empresas e outras partes interessadas para resolver essa crise. Isso ressalta a importância de este Dia Mundial do Meio Ambiente mobilizar ações de todos os cantos do mundo.
 
O Dia Mundial do Meio Ambiente de 2023 mostrará como os países, as empresas e os indivíduos estão aprendendo a usar o material de forma mais sustentável, oferecendo esperança de que um dia a poluição por plásticos será história.
 
O país anfitrião
 
Este ano o Dia Mundial do Meio Ambiente está sendo sediado pela República de Côte d'Ivoire (Costa do Marfim) em parceria com os Países Baixos.
 
A Costa do Marfim está demonstrando liderança na campanha contra a poluição plástica. Desde 2014, o país proibiu o uso de sacolas plásticas, apoiando uma mudança para embalagens reutilizáveis. A maior cidade do país, Abidjan, também se tornou um centro para empresas iniciantes voltadas para o meio ambiente.
 
O Dia Mundial do Meio Ambiente 2023 está tendo o apoio do Governo dos Países Baixos, que é um dos países que está tomando medidas ambiciosas ao longo do ciclo de vida do plástico. O país é signatário do Compromisso Global pela Nova Economia dos Plásticos e membro da Parceria Global sobre Poluição Plástica e Lixo Marinho.
 
No Brasil se celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente, como consequência da data criada pela ONU. Vamos salvar o planeta, antes que seja tarde!