PUBLICIDADE

Banner

Colesterol perigosamente elevado vê-se no rosto

Colesterol.jpg

 
O colesterol alto não costuma apresentar sintomas. A maioria das pessoas não sabe que está em risco até fazer exames de sangue ou, em casos mais graves, após alguma complicação, como acidentes vasculares cerebrais ou enfartes do miocárdio. Porém, deve estar atento aos sinais que o corpo dá. 
 
Entre outros sintomas recorrentes como mau hálito, obstipação ou enjoos, as pessoas com  excesso de colesterol podem apresentar xantelasma, alertam especialistas da Skinsight. Em causa está uma lesão amarela nos cantos internos das pálpebras, formadas por colesterol que se acumula em forma de bolsas sob a pele.
 
Embora não sejam prejudiciais à saúde, interferem na estética corporal. As mulheres costumam ser as mais afetadas por estas lesões nas pálpebras, em especial, as que estão na fase da menopausa. 
 
Recorde-se que o colesterol, por si só, não é uma doença. Existem dois tipos de colesterol: o HDL (o 'bom') e o LDL (o 'mau'). O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. 
 
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
 
Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher
 
(Fonte: NMBR)