PUBLICIDADE

Banner

A M Depósito de Arte mostrará a arte produzida no Vale do Jequitinhonha

IMG_6213.jpg

 
O resultado da Expedição "Trip To Origin Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas", vivenciada pelo marchand, curador e empresário sergipano Marcos Marcelo, acontecida na segunda quinzena de maio último, quando ele circulou por aquela região com um grupo de mais de 20 empresários especialistas no melhor da arte popular produzida no Brasil, oriundos de várias regiões do país, a convite do Sebrae de Minas Gerais, terá as belas peças apresentadas em primeira mão nesta quarta-feira, 06 de julho, das 16h às 20h, na bonita galeria 'M Depósito de Arte', fincada na Av. Acrísio Cruz, 601, bairro 13 de Julho, em Aracaju (SE).
 
A mostra "Vale que Vale Viver.. Andanças e Prosas do Vale de Jequitinhonha", será um evento voltado para colecionadores e profissionais amantes da rica arte popular brasileira. Não deixe de ir conferir as belíssimas peças que carregam em si a força e a criatividade de artesãos que respiram arte. Imperdível! 
 
Descrevendo o Vale
 
O Vale do Jequitinhonha costuma ser descrito a partir de vários elementos: a poeira, a aridez, o sol, o calor, o rio, por exemplo, vão formando seu ambiente. Os tropeiros, canoeiros, pescadores, artesãos, lavadeiras, romeiros são alguns de seus personagens sempre lembrados. Neste cenário, a arte de fazer a vida ainda é algo que se aprende e se ensina, mesmo em contextos improváveis, como pequena flor no deserto. Por isso nos espanta essa beleza. Esses fazeres não estão separados das pequenas (mas poderosas) narrativas de cada pessoa. São algo tão variado quanto toda a paisagem, mas têm em comum as sensibilidades e os desejos das gentes, as inteligências populares, misturadas às devoções, às místicas e à vivência mágica dos seus mistérios. Artesãos e artesãs colocam ali sua própria história, e é essa a força criativa de um grande (hiper)texto – mãos e mente integradas. Teria este povo a vida nas mãos?"