PUBLICIDADE

Banner

Tipo de gordura que diminui o risco de AVC

AVC.jpg

 
A gordura animal aumenta o risco de acidente vascular cerebral (AVC), enquanto a de origem vegetal é responsável pelo efeito oposto, sugere um estudo preliminar da Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos. 
 
As descobertas revelam que o tipo de gordura é mais importantes do que propriamente a quantidade ingerida. 
 
Durante a investigação, 6189 participantes sofreram derrames, 2967 dos quais isquêmicos e 814 hemorrágicos. Os participantes com o consumo mais alto de gordura animal apresentaram 16% mais probabilidades de sofrer um derrame. Já aqueles que consumiram mais gordura vegetal demonstram 12% menos hipóteses de sofrer um derrame.
 
"Se todos puderem fazer pequenas mudanças, tais como reduzir o consumo de carne vermelha e processada, os benefícios para a saúde pública serão enormes", disse o principal autor do estudo, Fenglei Wang. "Ninguém precisa olhar para estes dados e tornar-se vegetariano se não for essa a sua vontade, mas substituir uma refeição de carne vermelha por uma opção vegetariana uma vez por semana vai ser bom para a saúde cardiovascular."
 
O AVC, recorde-se, é uma dos principais causa de morte no mundo. 
 
A assimetria súbita da face, a perda súbita de força num braço ou numa perna, fala estranha ou incompreensível, a perda súbita de visão em um ou ambos os olhos ou visão dupla, e dor de cabeça súbita e muito intensa são alguns dos sintomas mais comuns.