Nesta quarta-feira, 29 de setembro, é comemorado o 'Dia Mundial do Coração'. O coração é um dos órgãos vitais do corpo humano, formado por tecido muscular, sendo o responsável por bombear o sangue por todo o corpo.
A data tem como objetivo lembrar a importância desse órgão e dos cuidados que são necessários para ter um coração saudável, conscientizando a população sobre os riscos das doenças do coração, que podem ocorrer em qualquer idade.
O coração tem o tamanho aproximado de um punho fechado e pesa cerca de 340 gramas. Apesar do tamanho pequeno, em apenas um minuto o coração é capaz de bombear 5 litros de sangue para todo o corpo, sendo que a média de batimentos é de 72 por minuto.
Doenças do Coração
De acordo com a Organização Mundial da Saúda (OMS), as doenças do coração são as principais causas de morte no Brasil, sendo que as mais comuns são infarto, doença vascular periférica, acidente vascular cerebral (AVC) e morte súbita, podendo ser originadas de má alimentação, falta de exercícios físicos, entre outros fatores. Outras doenças que podem ser fatais estão relacionadas ao surgimento de hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, bem como altos níveis de colesterol no sangue.
Como melhorar a saúde do seu coração
Assim como qualquer órgão do corpo, o coração será saudável se o corpo também for, assim manter hábitos saudáveis com certeza vão trazer benefícios para o coração, porém existem algumas dicas para ajudar a melhorar a saúde do seu coração e evitar ou amenizar as doenças relacionadas a ele.
Prática de Exercícios Físicos: como todos sabemos contribui para o fortalecimento do coração, aumentando a circulação, diminuindo a pressão arterial, e por consequência deixando o coração mais forte e diminuindo o seu esforço para manter a circulação sanguínea.
Alimentação Saudável: quanto mais saudáveis forem os alimentos, farão com que o colesterol e as gorduras diminuam no organismo e não afetem o funcionamento do coração ou das veias que são responsáveis por levar o sangue bombeado pelo coração para o resto do corpo.
Visite seu cardiologista periodicamente, recomenda-se a consulta do cardiologista periodicamente, uma vez que mesmo pessoas que nunca tiveram problemas relacionados ao coração podem sofrer de alguma doença, que pode muitas vezes não ser perceptível, como alterações no ritmo do coração, hipertensão arterial e colesterol alto. Saúde!