PUBLICIDADE

Banner

Saiba o que é Síndrome de Burnout

Síndrome de Burnout.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Depois de um dia de trabalho, é normal sentir-se cansado e, às vezes, estressado. No entanto, quando estas sensações se tornam cada vez mais frequentes e se associam a outros sintomas, inclusive físicos, é sinal de que o trabalho pode estar trazendo prejuízos à saúde. Um desses prejuízos é conhecido com Síndrome de Burnout, ou ainda como Síndrome do Esgotamento Profissional.
 
A síndrome foi definida pelo psicólogo norte-americano Herbert J. Freudenberger no início da década de 1970, que foi o primeiro a perceber os sintomas em si mesmo e, a partir daí, iniciou um amplo estudo sobre o assunto.

“De forma simples, a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional e uma das principais causas é o excesso de trabalho ou excesso de pressão e estresse no ambiente de trabalho. Pode acontecer também quando o profissional planeja ou é pautado para objetivos de trabalho muito difíceis ou situações em que esse profissional, por algum motivo, duvide de sua capacidade para cumprir tais objetivos”, explica a psicóloga conveniada Unimed Sergipe, Márcia Regina de Oliveira Santos.
 
Segundo uma pesquisa realizada no ano passado pela International Stress Management Association (Isma), cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome. Oficialmente considerada como uma doença pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a  Síndrome de Burnout atinge pessoas que possuem cargas excessivas de trabalhos e segundo especialistas, profissionais de algumas áreas tem maior pré-disposição para desenvolver a síndrome, como profissionais da saúde, jornalistas, advogados, policiais, bombeiros, agentes penitenciários, bancários, entre outros.
 
Sintomas
 
Segundo a psicóloga Márcia Regina, a exaustão extrema, o estresse e o esgotamento físico fazem parte dos sintomas. “Os principais sinais e sintomas que podem indicar a Síndrome de Burnout são cansaço excessivo, físico e mental; dor de cabeça frequente; alterações no apetite e no sono; insônia; dificuldades de concentração; sentimentos de fracasso e insegurança; negatividade constante; sentimentos de derrota e desesperança; sentimentos de incompetência, alteração de humor; isolamento”, elenca a psicóloga.
 
Além do sofrimento psicológico, a síndrome também apresenta sintomas físicos, como pressão alta, dores musculares, problemas gastrointestinais e alteração nos batimentos cardíacos. “Esses sintomas surgem de forma leve, por isso muitos podem negligenciá-los. Dessa forma é importante ficar atento à duração e intensidade dos sintomas e procurar ajuda profissional desde o início”, complementa Márcia.
 
A Síndrome de Burnout pode resultar em depressão profunda, por isso a importância de procurar uma ajuda profissional o quanto antes, com um psicólogo ou psiquiatra. “Muitos se beneficiarão apenas com psicoterapia, porém em alguns casos podem surgir a necessidade de associar com um tratamento medicamentoso”, alerta a psicóloga.
 
Mudança de hábitos
 
Além do tratamento, também é importante saber como evitar a síndrome. A mudança de hábito é a principal maneira de evitar este diagnóstico. “Importante para tratar, bem como para prevenir tal síndrome são todas as mudanças de hábitos e estilo de vida para administrar o estresse e melhorar a qualidade de vida, como rever estratégias de trabalho, reconhecer os fatores causadores desse problema, manter uma boa alimentação, ter qualidade no sono, praticar atividade física, ter momentos de relaxamento e lazer”, aconselha a psicóloga.
 
“Vale ressaltar que com a pandemia os momentos onde se tem muito fatores estressores estão mais presentes do que anteriormente e se tem muito menos possibilidades de momentos de bem-estar ou limitações maiores para algumas práticas de qualidade de vida e socialização, o que pode contribuir para um desequilíbrio no estado emocional geral e o surgimento de quadros de ansiedade, depressão e Síndrome de Burnout”, completa Márcia.
 
Acompanhamento
 
Para garantir o acompanhamento psicológico e tanto prevenir quanto tratar os transtornos emocionais, incluindo a Síndrome de Burnout, a Unimed Sergipe conta com serviço de atendimento psicológico próprio, realizado no Núcleo de Atendimento Integral à Saúde, (NAIS) no bairro Salgado Filho, para clientes do plano Unimed Pleno.