PUBLICIDADE

Banner

Fungo verde associado a variante Delta triplica risco de morte

Hospitalizados.jpg

 
Cientistas do Instituto Woon Chong do Centro Médico de Albany, no estado de Nova York (EUA), apuraram que a condição ocorre em 13,5% dos pacientes que são hospitalizados vítimas de Covid-19 grave. 
 
Os especialistas, que escreveram um artigo sobre o tema para a National Library of Medicine, analisaram 19 estudos de todo o mundo e detectaram 1.421 pacientes com aspergilose pulmonar associada à Covid-19 (CAPA).
 
A CAPA é uma infeção pulmonar que se não tratada corretamente pode ser fatal.
 
Sendo que os indivíduos podem ser testados para a CAPA a partir da análise de uma amostra de antígeno pulmonar e das vias aéreas, um teste que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera essencial.
 
De acordo com os especialistas, quase todos os pacientes que adoeceram gravemente com Covid-19 e CAPA necessitaram de um ventilador para respirar.
 
Os investigadores, no entanto, destacam que 12,5% dos pacientes que tiveram que receber ventilação também sofreram de outros problemas de saúde como por exemplo leucemia, enquanto outros haviam sido submetidos a transplantes.
 
Tal significa que pessoas com condições de saúde subjacentes podem ser mais suscetíveis à doença.
 
Embora os especialistas não tenham indicado se os pacientes que sofreram CAPA haviam sido vacinados contra a Covid-19.
 
Além disso, nenhum dos casos detectados pelos especialistas ocorreu na Índia - apesar do fato daquele país já ter registado mais de 30 milhões de casos de Covid e mais de 390 mil mortes pelo vírus.
 
Numa revisão da condição por especialistas do Institute of Medical Education and Research, Chandigarh, na Índia, concluiu-se que o risco de morrer por CAPA era 2,8 vezes mais elevado comparativamente a outros pacientes que estavam gravemente doentes com Covid.
 
Não só a Índia foi duramente atingida com casos crescentes de infeção pelo novo coronavírus - como também teve de lidar com casos de fungos negros e amarelos.
 
O professor David Denning, diretor-executivo do Fundo de Ação Global para Infeções Fúngicas e especialista em aspergilose na Universidade de Manchester, no Reino Unido, disse ao jornal The Sun que a falta de casos descobertos na Índia era "preocupante".
 
Ele explicou: "a conscientização da CAPA foi destacada em 2020 por muitos especialistas, mas isso não pareceu traduzir-se na capacidade de diagnóstico para Covid grave na Índia". 
 
"A explosão de casos de mucormicose (o chamado fungo negro) foi inesperada, mas quanto à CAPA era esperada, ainda que aparentemente não tenha sido detectada".
 
Denning questiona assim quantas das 390 mil mortes por Covid na Índia, podem afinal ter sido causadas pelo fungo verde.