PUBLICIDADE

Banner

Dicas que ajudam a controlar a ansiedade

Ansiedade 2.jpg

(Foto: Reprodução)


 
A ansiedade é um estado que se caracteriza essencialmente por uma sensação profunda e avassaladora de medo, apreensão, mal-estar, desconforto, insegurança, estranheza do ambiente ou de si próprio, e pela sensação de que algo ruim está preste a acontecer.
 
Conforme explica um artigo publicado no portal Minha Vida, além dos remédios usados para tratar este distúrbio, existem algumas atitudes que podem ajudar a atenuar a ansiedade. A saber:
 
1. Pratique atividade física
 
Um dos melhores métodos para controlar a ansiedade é fazer exercício. Tal deve-se ao fato de que a atividade física eleva a produção de serotonina, substância que estimula e aumenta a sensação de prazer.
 
E não é necessário praticar exercício intenso. Aliás, caminhar três vezes por semana, por pelo menos 30 minutos, já pode ajudar a controlar e a lidar com o distúrbio. O momento da caminhada, também pode ser aproveitado para 'exercitar' a mente, através de meditação ativa. Ou seja, a cada passo que dá, pensa. A caminhada é um movimento repetitivo e pode assim pensar nos pontos geradores de ansiedade que tem de trabalhar.
 
2 - Tente controlar a respiração
 
De modo a diminuir as reações do sistema nervoso autônomo, é imperativo aprender a controlar a respiração. Isto pode ser feito compassando a respiração e inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Quando inspirar, deixe o abdômen expandir-se, ou seja, estufe a barriga e não o peito. Em seguida, expire vagarosamente, expelindo o ar pela boca. Pode fazer isto em qualquer lugar e momento.
 
3 - Coma alimentos ricos em triptofano
 
Contra a ansiedade, consuma alimentos abundantes em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, como por exemplo a banana e o chocolate preto. Pode também tomar o triptofano em cápsulas, juntamente com vitamina B6 e magnésio.
 
A taurina e a glutamina são outros aminoácidos que podem promover o bem-estar. Ambos aumentam a disponibilidade do neurotransmissor GABA, ao qual o organismo recorre para controlar fisiologicamente a ansiedade.