PUBLICIDADE

Banner

Governo de Sergipe e Celse inauguram Usina Termoelétrica Porto do Sergipe I

Belivaldo e Bolsonaro.jpg

Belivaldo Chagas e Jair Bolsonaro (foto: arquivo pessoal)


 
Na próxima segunda-feira, 17 de agosto, às 8h30. o Governo do Estado de Sergipe e as Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), uma sociedade Golar Power e EBrasil, vão inaugurar oficialmente a Usina Termoelétrica Porto do Sergipe I (potência de 1551 MW), com presença confirmada do presidente da República, Jair Bolsonaro, do ministro de Minas e  Energia, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, do  governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, do CEO da Golar Power, Eduardo Antonello, e do presidente da Celse, Pedro Akos Litsek. Durante a cerimônia, haverá o descerramento da placa comemorativa, marcando a inauguração oficial da Usina. 
 
Está programado, também, um sobrevoo de helicóptero pelo terminal de GNL (o FSRU Golar Nanook), nas imediações do Porto de Sergipe e da Térmica. 
 
A UTE Porto Sergipe I, localizada dentro da Termoelétrica, na Barra dos Coqueiros, entrou em operação comercial em março de 2020. O combustível utilizado é o gás natural, trazido para Sergipe na forma de gás natural liquefeito – GNL, e regaseificado na Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU), uma solução mais eficaz e menos poluente na comparação com o diesel e o carvão, já que reduz a emissão de gases em até 90%. A usina, considerada uma das maiores da América Latina, tem capacidade de atender 15% da demanda de energia do Nordeste.