PUBLICIDADE

Banner

Globo passou a exibir marcas no Jornal Nacional

Jornal-Naciona_Bonner_Renata_Credito_reproducao_Globoplay.jpg

(Foto: Reprodução/Globoplay)


 
O que antes era proibido e ia de encontro completamente das regras editoriais da emissora, agora passou a ser incorporado no telejornalismo, diante da pandemia do novo coronavírus. 
 
Na noite última terça-feira, 14, a apresentadora do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos, anunciou aos espectadores que a partir daquela data o telespectador iria estar diante de algo inédito, que não era praticado pela emissora. A jornalista fez questão de ressaltar que, pelas regras de jornalismo, a emissora nunca revela os nomes das empresas que aparecem em suas reportagens, mas que estava mudando excepcionalmente a regra para a exibição do quadro Solidariedade S/A.
 
Com mais de dez minutos de duração, a reportagem apresentou o projeto que será exibido diariamente no telejornal e que visa mostrar as ações de empresas em prol do combate à pandemia da Covid-19. A proposta é dar visibilidade às iniciativas do universo corporativo que, de diferente formas, buscam auxiliar a sociedade nesse período.
 
Na estreia do quadro, o icônico telejornal mencionou os nomes do Itaú-Unibanco, Bradesco, Santander, Sírio Libanês, Rede D’Or, Lojas Americanas, Banco Safra, Sul-América, Qualicorp, BRF, Banco do Brasil, Banco BV, iFood e ouviu porta-vozes dessas empresas, que explicaram as iniciativas e projetos criados. A partir da quarta-feira, 15, o quadro do Jornal Nacional passou a contar com dois minutos de duração e será apresentado quando houver novas notícias sobre iniciativas solidárias.
 
Excepcionalmente, a regra foi criada para manter a isenção editorial e não dar visibilidade comercial às empresas.
 
Sem qualquer vínculo com a área comercial, o quadro Solidariedade S/A é uma iniciativa editorial que foi criada graças a importância de mostrar a mobilização geral das pessoas e empresas para enfrentar esse período de pandemia. 
 
Veja a nota da emissora, na íntegra:
 
“O quadro Solidariedade S.A. foi criado para valorizar as ações que as empresas estão fazendo para ajudar no combate ao novo Coronavírus. A pandemia provocou uma infinidade de ações solidárias no Brasil: de cidadãos e de empresas. Os exemplos de cidadãos solidários, o Jornal Nacional já mostrava quase todo dia, com nome e sobrenome. Já as iniciativas das empresas eram apresentadas sem mencionar as marcas. O Jornal Nacional mudou isso, porque a TV Globo acredita que, para superar um desafio tão grande, é importante mostrar o que muitas empresas e empresários têm feito nesse período. O telejornal vai dedicar dois minutos de cada edição ao quadro Solidariedade S.A., sempre que houver novidade para contar o que as empresas e empresários estão fazendo para ajudar no combate à pandemia”
 
(As informações são do meio&mensagem)