Esclarecendo tudo sobre a catarata
"A catarata pode ter várias causas, a mais comum é a chamada catarata senil que está associada ao envelhecimento natural, esta ocorre a partir dos 50 anos ou mais"
De acordo com a Organização Mundial de Saúde - OMS -, a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas. Como a expectativa de vida da população mundial está aumentando, o número de pessoas com catarata tende a crescer. A catarata é também uma importante causa de baixa visão em países desenvolvidos e em desenvolvimento. O indivíduo portador da doença passa a ter dificuldades com práticas rotineiras como por exemplo, diante de uma leitura, ao dirigir, e por aí vai. O portador de catarata pode se sentir incomodado por luz forte ou ver halos ao redor das luzes. No início, a mudança no grau dos óculos pode ajudar, mas com o avanço da catarata a visão vai diminuindo. Na maioria dos casos a catarata é bilateral, no entanto assimétrica. A maioria dos pacientes que têm necessidade de operar-se de cataratas por vezes fazem muitas perguntas a respeito da intervenção, através da operação que se realiza atualmente para extrair o cristalino opacificado (catarata) denominada facoemulsificação. Para resolver as suas dúvidas a cerca deste tipo de cirurgia, o BACANUDO procurou o médico Dr. Joel Carvalhal Borges, da Clínica de Olhos Dr. Carvalhal Borges, localizada na Rua Santa Luzia, próximo a Catedral, e fez um questionário específico em cima das perguntas mais frequentes feitas pelas pessoas, que talvez como você, esteja precisando de maiores esclarecimentos e a retirada de dúvidas sobre a doença.
Baiano de nascimento, Dr. Joel é um autêntico sergipano, pois diante dos seus feitos e serviços prestados à nossa sociedade, já foi reconhecido com o titulo de cidadão sergipano, no ano de 2006, indicação da amiga dele e paciente, a ex-deputada estadual e atual conselheira do Tribunal de Contas, Susana Azevedo. Formado pela Escola Bahiana de Medicina, especializou-se em Oftalmologia e logo se mudou para Aracaju, quando aqui chegando foi acolhido pelos irmãos doutores, Max e Haroldo Rollemberg, que os convidaram para ele fazer parte do quadro clinico do HORG, local aonde permaneceu até o ano de 1998, quando saiu para inaugurar a sua própria clinica. Sempre antenado e preocupado com o melhor tratamento para os seus pacientes, Dr. Joel busca constantemente atualizações não só aqui no Brasil, como também em outros países, e atualmente atende com a sua equipe em seu Day Hospital, contando com equipamentos de última geração, computando o número de mais 9.500 cirurgias realizadas sob os seus cuidados como Cirurgião Oftalmológico. Acompanhe a sua entrevista abaixo e tire as suas dúvidas.
BACANUDO - O que é catarata?
DR. JOEL CARVALHAL BORGES - Catarata corresponde à opacificação ou redução da transparência do Cristalino, que pode ser total ou parcial. O Cristalino é a lente natural que fica atrás da íris e da pupila e que é responsável por focar o que se enxerga. Com a idade esta capacidade vai diminuindo até iniciar a catarata mais comum, a catarata senil. A catarata pode ocorrer em outras idades e ter formas e grau diferentes e por isso é classificada de acordo com cada caso.
BACANUDO - Qual a causa da catarata?
JCB - A catarata pode ter várias causas, a mais comum é a chamada catarata senil que está associada ao envelhecimento natural, esta ocorre a partir dos 50 anos ou mais, porém pode ocorrer catarata em recém nascidos, a catarata congênita, por isso a importância do "Teste do Olhinho" para identificar possíveis casos. Existem também as cataratas metabólicas, estas estão associadas a diversas doenças como diabetes, alcoolismo, tabagismo, uveítes. Podem também ocorrer após trauma perfurante ou contuso do globo ocular, as chamadas cataratas traumáticas e secundária a uso continuado de corticóides. Exceto a catarata senil, as demais podem ocorrer em qualquer idade e nos jovens.
BACANUDO - Quais os sintomas da catarata?
JCB - Redução progressiva, aos poucos, da visão ou repentina quando por trauma. Em geral as queixas são diversas, porém o mais comum é a referência de embaçamento, nuvem ou fumaça, perda de definição de detalhes e confusão visual. A depender do grau da catarata, o paciente não consegue caminhar sozinho sendo necessário acompanhante todo o tempo.
BACANUDO - Todas as pessoas um dia terão a doença?
JCB - Sim, todas as pessoas que tiverem a oportunidade de envelhecer terão pelo menos, em alguma etapa de suas vidas, a forma mais comum de catarata que é a catarata senil.
BACANUDO - A catarata é hereditária?
JCB - Apenas a catarata congênita é hereditária, as demais cataratas são causadas por doenças que alteram o cristalino como referidas anteriormente e a catarata senil pode ter associação com hereditariedade apenas pelo fato do envelhecimento que pode ocorrer mais ou menos de maneira precoce e isto pode ser considerado como características hereditárias, por exemplo uma família em que todos com pouca idade apresentarem catarata senil sem associações com outras doenças.
BACANUDO - Como se trata a catarata?
JCB - O tratamento da catarata é unicamente através de cirurgia. A cirurgia de catarata atualmente tornou-se muito segura porque é realizada praticamente com o olho fechado, se utiliza apenas duas micro-incisões de cerca de dois milímetros que se fecham no final por selagem, nem se usa mais dar pontos, graças ao uso da tecnologia, uso das máquinas que auxiliam o cirurgião, estas microfragmentam a catarata que depois é aspirada pelos chamados facoemulsificadores que são aparelhos que utilizam ultrassonografia para auxiliar na cirurgia. É importante deixar claro que a cirurgia atual é um procedimento microscópico de alto nível de complexidade e que necessita, além das máquinas e microscópio, da experiência do cirurgião para que tudo somado resulte em uma perfeita cirurgia, portanto é muito segura, mas como qualquer procedimento invasivo não está isenta de riscos.
BACANUDO - É possível evitar?
JCB - Certamente que não se a pessoa tiver uma vida longa, mas pode retardar seu início evitando por exemplo a exposição às radiações solares, o tabagismo, mantendo uma alimentação saudável e controlando doenças que possam provocar a catarata.
BACANUDO - É preciso esperar a catarata amadurecer para então realizar a cirurgia?
JCB - Atualmente e com as técnicas modernas isto não é mais necessário, ao contrário é recomendável realizar a cirurgia de catarata o mais precoce possível, pois a catarata inicial ou não madura é mais mole e facilita sua execução reduzindo a zero qualquer eventual complicação. O conceito de "esperar a catarata amadurecer" é antigo, de uma época que as cirurgias eram traumáticas e sem uso de tecnologia ou de máquinas associada ao ato operatório.
BACANUDO - O tempo de recuperação após a cirurgia é demorado?
JCB - Não, em geral dias ou semanas, mas depende basicamente de cada caso, pode ser imediato como é atualmente ou mais demorado se tiver ocorrências durante a cirurgia, as chamadas "complicações", que mesmo com as técnicas modernas, podem acontecer eventualmente, mas felizmente cada vez mais raras.
BACANUDO - A catarata pode voltar?
JCB - Não, a catarata não volta, o que pode ocorrer é a chamada opacificação da cápsula posterior do cristalino, que é a perda da transparência da membrana incolor que envolve o cristalino e que não é retirada na cirurgia, esta membrana é quem inicialmente sustenta a lente intraocular. Esta ocorrência faz o paciente se sentir como estivesse de novo com a catarata, mas a boa notícia é que cada dia é mais raro devido às novas técnicas e do uso de lentes Intraoculares mais modernas que ajudam a evitar estas opacidade tardias e quando ocorrem podem ser resolvidas com a aplicação do laser yag em consultório e sem internações, devolvendo a visão nítida ao paciente.