PUBLICIDADE

Banner

Micropigmentação

Dra. Andrezza.jpg

Andrezza Nascimento


 
Febre do Oiapoque ao Chuí, a dermopigmentação de sobrancelhas, popularmente chamada de micropigmentação, é uma das técnicas de estética mais incensadas do momento, justamente por promover um realce do olhar. Além disso, poupou-se muito tempo de pessoas que diariamente “riscavam” as sobrancelhas com lápis de olho, sendo que, por vezes, tinham que retocar quando suavam. Como tudo, os riscos existem, e o BACANUDO.COM foi conversar com a médica Andrezza Nascimento para desmistificar o assunto.
 
“Sobrancelhas micropigmentadas equivocadamente podem ficar muito escuras ou ter problemas com a simetria (uma maior ou mais grossa que a outra, por exemplo). Por isso, sempre que procurar pigmentar sobrancelhas, colher informações sobre o local e o profissional dermopigmentador e fotos de antes e depois de seus trabalhos. Tenha certeza de que quer fazer, pois a dermopigmentação costuma durar de seis meses a um ano. Veja se o profissional escolhido faz uso de materiais esterilizados, descartáveis e novos, incluindo luvas e agulhas. Esses cuidados evitam contaminações e infecções mais sérias, como hepatite B e C e até mesmo pelo vírus HIV. Outro cuidado indicado é  perguntar se a tinta utilizada por ele ou ela é aprovada pela Anvisa”, revela Andrezza.
 
Se é possível reverter o resultado, Andrezza ressaltou que sim, pode-se neutralizar os tons com tintas específicas. Se estiver rosado, usa-se um pigmento castanho esverdeado, já que a cor verde anula o vermelho. Se estiver acinzentada, tons alaranjados melhoram o visual. Duas técnicas são indicadas: o laser, forma mais eficaz e segura de despigmentação. Ele explode o pigmento em microparticulas que o sistema linfático absorverá e eliminará naturalmente durante o tempo. O mais usado é o Q-Switched Nd-YAG (Ex: Spectra Laser). O laser tipo Alexandrite também é utilizado por alguns médicos.
 
Os Ácidos como glicólico, lático e tricloroacético podem ajudar a remover pigmentos da pele utilizando o dermógrafo, mesmo aparelho utilizado para pigmentar (coloca o ácido ao invés de tinta, para penetrar na derme). Pode haver efeitos colaterais com essa técnica, que seriam manchas ao redor das sobrancelhas ou o procedimento pode ter zero eficácia, caso o pigmento esteja em camadas mais profundas da pele do que o recomendado.
 
Em qualquer das duas técnicas utilizadas, o tempo para concluir a despigmentação varia de caso para caso, dependendo diretamente do tamanho, da cor, da forma e da profundidade que o pigmento foi inserido na derme. Quanto mais recente for a pigmentação, mais fácil será para removê-la. Ainda há mais 2 técnicas que podem ser utilizadas por médicos, mas que eu, particularmente não indico, que são a excisão cirúrgica (corta a pele pigmentada e sutura, mas deixa cicatrizes) e dermoabrasão (lixa-se a pele pigmentada até a derme, parte média da pele, onde está o pigmento injetado. Isso acelera aa renovação celular e a eliminação do pigmento, mas tem um grande risco de cicatrizes inestéticas e manchas. Todo cuidado é pouco!