(Foto: Internet)
O "Dia Mundial Sem Tabaco" é observado em todo o mundo todos os anos no dia 31 de maio. Destina-se a incentivar um período de 24 horas de abstinência de todas as formas de consumo de tabaco em todo o mundo.
A data foi estipulada no ano de 1987 pela Organização Mundial da Saúde - OMS), para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
Para 2019, a OMS definiu o tema “Tabaco e saúde pulmonar” para ser trabalhado internacionalmente no "Dia Mundial sem Tabaco" para aumentar a conscientização.
O consumo do tabaco é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão e importante fator de risco para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), tuberculose, dentre outras enfermidades pulmonares.
Além disso, a exposição ao tabagismo passivo (ou seja, a exposição involuntária à fumaça do tabaco), em curto período, pode acarretar reações alérgicas — rinite, tosse, conjuntivite, exacerbação de asma.
Em crianças, a exposição passiva aumenta o número de infecções respiratórias. Bebês expostos ainda no útero às toxinas da fumaça do tabaco — por meio do tabagismo materno ou da exposição materna ao fumo passivo — frequentemente experimentam redução do crescimento e da função pulmonar.