DRA. KARINA DIAS

Os problemas da má postura
 
"O problema inicia a partir do uso excessivo dos aparelhos, no momento em que as pessoas não se preocupam em observar sua postura durante o uso"
 

Webp.net-resizeimage (1).jpg

 
Quem nunca tropeçou na rua, esqueceu o sinal fechado para pesdestres ou se esbarrou em alguém andando por aí, por estar checando algo no celular, que atire o primeiro aparelho. Virou uma verdadeira febre em tudo quanto é lugar o crescente número de pessoas de cabeça baixa, teclando efusivamente, num nítido sinal dos novos tempos que está trazendo inúmeros problemas para a postura e para a curvatura natural do pescoço. Ou seja, provocando dores na nuca, na cabeça, nos ombros e nos braços. Além de que esse uso constante, várias horas ao dia, ao longo dos anos, seguindo o mesmo hábito e na mesma posição, sem dúvida alguma (como bem afirmam os especialistas), pode provocar alterações estruturais na coluna. 
O vício postural que invadiu o planeta já ganhou até nome de batismo: text neck ou pescoço de texto, em tradução livre, termos usados em referência à posição da coluna cervical de alguém que se curva para conseguir enxergar algo na tela do smartphone ou tablet, por exemplo.
Isso tem levado cada vez mais crianças e adolescentes ao consultório dos médicos. Como bem afirma a fisioterapeuta Dr. Karina Dias, há  16 anos atuando nessa área, com formação em RPG (reeducação postural global), com criador da técnica (Philipe Souchard)/ França; formação em Yoga; formação e pós- graduação em Pilates, com quem o BACANUDO.COM conversou e traz a informativa entrevista para os nossos fieis internautas.
 
BACANUDO - O uso constante do celular está mudando a postura das pessoas?
KARINA DIAS - Sim. Atualmente essa problemática tem sido constante nos consultórios  médicos e psicoterapêuticos uma vez que os aparelhos elétricos têm eliminado etapas da vida das crianças e dos adolescentes, trazendo graves problemas osteomusculares, com mais frequência na coluna e nas mãos.
 
BACANUDO- Por onde começa o problema e quais os males que pode atingir?
KD- O problema inicia a partir do uso excessivo dos aparelhos, no momento em que as pessoas não se preocupam em observar sua postura durante o uso. Por exemplo: senta de forma errada, projetando seu corpo para frente e sua cabeça para baixo, ocasionando a compressão da região da coluna lombar e coluna cervical respectivamente, assim como suas musculaturas.
 
BACANUDO - Este sinal dos tempos modernos tem sido um risco para a saúde?
KD - Com certeza. O sinal dos tempos modernos, apesar de facilitar cada vez mais nossas vidas, tem sido um risco grande para a saúde quando usado de forma errada. Já que as pessoas, muitas vezes não têm total esclarecimento dos malefícios e das patologias que os eletrônicos podem nos trazer quando utilizado de forma errada. Podemos, evidenciar; desequilíbrios musculares (encurtamento muscular) e alterações na postura (vícios posturais), levando o paciente a apresentar dores na coluna cervical dorsal e lombar, assim como: eventuais atitudes escolióticas (escoliose postural) e posteriormente desvios posturais permanentes. Observamos também, as tendinites (inflamações dos tendões) e artrites devido aos movimentos repetitivos em excesso.
 
BACANUDO - Quais outros fatores estão comprometendo o comportamento postural?
KD - Apesar de o celular e tablets estarem influenciando ultimamente a vida e postura das pessoas, também existem influências alheias que  podem ser atribuídas ao comportamento postural das pessoas atualmente, como: falta de atividade física, obesidade e os fatores genéticos que devemos levar em consideração.
 
BACANUDO - Qual a maneira correta de se visualizar smartphones e tablets?
KD - A maneira mais correta de utilizarmos os smartphones e tablets, é tentar sempre trazê-los à altura dos nossos olhares sem projetar a nossa cabeça para baixo, assim como, sentar-se sempre apoiando a nádega completamente no encosto da cadeira com a coluna apoiada e ereta.
"DICA" 1- No momento que o nosso braço cansar em trazer o celular aos olhos, é hora de parar e descansar!
"DICA" 2- Para crianças que jogam em tablets por longos períodos, podemos orientá-las a jogar deitado de barriga em decúbito ventral (barriga para baixo), para estimular a musculatura da região dorsal (costas). Entretanto devemos lembrar que os excessos são sempre patológicos.
 
BACANUDO - Qual faixa etária tem sido mais acometida por esta postura errada?
KD - De uma maneira geral, atualmente da criança ao idoso, entretanto a faixa etária mais atingida são as crianças e os adolescentes, porque uma vez mais cedo iniciam o uso dos smartphones e tablets.
 
BACANUDO - Existe uma forma ou exercício físico a ser feito para prevenir problemas?
KD - Sim. Lembramos que o nosso corpo necessita de movimento, de atividade. Desta forma, não podemos lançar mão de atividades físicas e alongamentos, como também de tratamentos específicos como fisioterapia e RPG (reeducarão postural global) e pilates.
 
BACANUDO - Quando o indivíduo começa a perceber os efeitos da postura incorreta?
KD - Normalmente quando o paciente começa a apresentar augias (dores), o problema já não é tão simples, pois leva um tempo para o nosso corpo se defender apresentando a dor.
 
BACANUDO - Vamos finalizar com um conselho básico e eficaz?
KD - Um conselho simples é pensar que todos nós viveríamos sem todos esses aparelhos da atualidade. Entretanto, não podemos nos excluir da modernidade. Sendo assim, a atividade física e os alongamentos diários, são essenciais à todos, não esquecendo o bom senso quanto ao uso em excesso dos eletrônicos. Se possível, fazer avaliações preventivas com médico e ir ao fisioterapeuta, desde crianças ao adulto, com intuito de diagnosticar precocemente ou preventivamente alterações de postura, sem precisar esperar o problema chegar.