PUBLICIDADE

Banner

Lícia Novaes

Todos têm a ganhar com o Rolfing!
 
"Através de um toque específico, o rolfista trabalha a fáscia alongando-a, o que permite o corpo libertar-se dos padrões habituais de tensão e a possibilidade de um novo modo de movimentar-se"
 
 

Licia Novaes 2.jpg

 
 
De uns tempos pra cá cada vez mais se tem ouvido falar sobre "Rolfing", mas poucos realmente sabem o verdadeiro significado e quais os benefícios que esta técnica postural traz para o ser humano. O método foi desenvolvido pela doutora novaiorquina Ida Rolf a mais de cinco décadas, quando para a sua construção a americana se baseou no princípio de que o corpo recebe a ação da gravidade, e como tal, ele responde de forma compensatória criando de leves a graves alterações.
Mas como tudo que surge de novo em qualquer segmento - com ênfase nos relacionados ao corpo-, gerando muitas discussões, no princípio quando Dra. Ida começou a divulgá-lo, recebeu inúmeras críticas dos colegas dela, que diante de um "pensamento radical" que os mesmos possuíam, não perceberam - ou não queriam -, que a gravidade devia sim ser levada em consideração, por se tratar de uma base primária do suporte de qualquer matéria.
Como a medicina tradicional não possuia respostas convincentes e positivas em alguns casos estruturais sem que se remetesse a consequências maiores que o problema, Dra. Ida colocou em prática o vasto conhecimento biomédico dela e saiu em busca de uma investigação minuciosa em cima de técnicas milenares como a yoga, quiropraxia e osteopatia, o que resultou no método que iremos discutir abaixo, graças à propriedade de conhecimento da fisioterapeuta Lícia Novaes, primeira rolfista sergipana no Brasil. Formada em 1986, iniciou a trajetória profissional na área hospitalar trabalhando nas Unidades de Terapia Intensiva  dos  Hospitais de Cirurgia, São Lucas e da Polícia Militar, aqui em Aracaju, e no Hospital Português e COT, em Salvador, além de atendimentos domiciliares.
Em 2011 Lícia partiu em busca da formação em Rolfing, na Associação Brasileira de Rolfistas, em São Paulo e em 2014 fez a pós-graduação em Rolfing pela UniItalo, também em Sampa. 
 
BACANUDO - O que é Rolfing?
LÍCIA NOVAES - É um método de integração das estruturas humanas por meio da manipulação do tecido miofascial (fáscias) e pela reeducação do movimento. O Rolfista através de um toque específico trabalha a fáscia alongando-a, o que permite o corpo libertar-se dos padrões habituais de tensão e a possibilidade de um novo modo de movimentar-se. Todo o processo de Rolfing utiliza a relação com a gravidade.
 
BACANUDO - O que é fáscia?
LN - Fáscia é um tecido conjuntivo que organiza, separa e orienta os órgãos, músculos, ossos vasos e nervos.
 
BACANUDO - Qual a diferença entre Rolfing e outras técnicas posturais?
LN - No Rolfing, o corpo é trabalhado em toda as suas dimensões, com o uso da técnica de liberação miofascial para soltar as tensões no tecido miofascial e de educação pelo movimento, sempre levando em consideração a gravidade.
 
BACANUDO - Que tipo de pessoas se submetem ao Rolfing?
LN - Todas as pessoas que sofram de desconfortos causados por posturas corporais inadequadas, dores musculares frequentes, dificuldade de movimentos, traumas físicos, pelos que buscam conhecer melhor o próprio corpo e também por quem deseja melhorar sua performance física.
 
BACANUDO - O Rolfing é doloroso?
LN - A dor numa sessão de Rolfing pode aparecer durante a manipulação do tecido miofascial (fáscia) com tensão bastante aumentada ou por questões de ordem emocional.
 
BACANUDO - Com que frequência se deve fazer Rolfing?
LN - Recomenda-se que as sessões do início de um processo de Rolfing sejam realizadas uma vez por semana. Mas a depender da necessidade do cliente esta frEquência pode ser modificada.
 
BACANUDO - Quantas sessões serão precisas para se ficar bem?
LN - Geralmente, num processo de Rolfing são propostas de 10 a 15 sessões para que o corpo do cliente seja trabalhado em várias dimensões. Após o término do processo, o cliente poderá fazer sessões individuais caso sinta necessidade. Os resultados variam de acordo com a disponibilidade do cliente durante o processo.
 
BACANUDO - Como é a primeira sessão?
LN - Na primeira sessão de Rolfing é trabalhada a forma como o cliente reconhece sua orientação espacial, usando a respiração como elemento de conexão.
 
BACANUDO - Há algum tipo de contraindicação?
LN - As contraindicações são em casos de câncer que ainda estão em tratamento e distúrbios psiquiátricos.
 
BACANUDO - Os resultados do Rolfing permanecerão após o tratamento?
LN - Os resultados obtidos são acumulativos, ficam no corpo do cliente pois esse despertar vem da autoregulação interna de cada um. Vai sendo assim, escrita uma nova história corporal.