PUBLICIDADE

Banner

Um sergipano no Prêmio Jabuti

Anderson da Silva Almeida.jpg

Anderson da Silva Almeida (foto: reprodução)


 
Fato raríssimo na história da literatura sergipana. Entre os finalistas ao "Prêmio Jabuti", o mais tradicional prêmio literário do Brasil, na categoria “Biografia”, ao lado de nomes icônicos nacionalmente a exemplo de 'Jô Soares', 'Artur Xexéo', 'Lilia Moritz Schwarcz', entre outros, desponta o do historiador 'Anderson da Silva Almeida', sergipano da cidade de Itabaiana, cidade que fica a 58 km da capital Aracaju.
 
Autor de "...como se fosse um deles: Almirante Aragão – Memórias, silêncios e ressentimentos em tempos de ditadura e democracia" - lançado pela Editora da Universidade Federal Fluminense - Eduff -, na obra, 'Anderson da Silva Almeida' narra a vida de 'Cândido da Costa Aragão', militar que representou uma ameaça para o regime ditatorial da época. E para a alegria dos seus conterrâneos, antes que Sergipe tomasse conhecimento, o livro de 'Anderson' adquiriu reconhecimento nacional.
 
Autor de diversos capítulos em obras de circulação nacional, 'Anderson da Silva Almeida' é graduado em História pela "Universidade Católica do Salvador - UCS", especialista, mestre e doutor em História pela "Universidade Federal Fluminense - UFF", atua como músico e diretor da "Sociedade Filarmônica 28 de Agosto – Sofiva", na cidade de Itabaiana, e é membro da "Academia Itabaianense de Letras - AIL".
 
Ainda não sabemos o resultado, mas desde já estamos comemorando a vitória do escritor sergipano, que sem influência por parte de editoras, de padrinhos, da mídia e desconhecido até em seu Estado, está tendo o seu trabalho reconhecido nacionalmente. Bravo!