PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Renata Piazzalunga

Renata Piazzalunga capa.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Esta semana bateremos um papo com a Dra. 'Renata Piazzalunga', coordenadora da linha de projetos do "Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação - IPTI",  ligados à área de Economia Criativa, entre eles o "Cultura em Foco",  financiado pelo BID, cujo objetivo é o de promover a inclusão sócio-econômica da população de baixa renda por meio da consolidação de um modelo inovador, diferenciado e replicável, baseado no princípio de Economia Criativa adaptado a pequenos empreendimentos, vencedor do prêmio do "Museu A Casa", em 2012 e 2016 na categoria ação sócio-ambiental, e do prêmio "Brasil Criativo 2012", pilotado pelo Ministério da Cultura, na categoria novos modelos de gestão de empreendimentos e negócios criativos. 
Graduada em arquitetura e urbanismo pela "Universidade de São Paulo - USP", Doutora em Ciências da Comunicação, e Mestre em Arquitetura e Urbanismo na mesma universidade, em 2009 concluiu o pós doutorado na London School of Economics. 'Renata' é também responsável pela concepção do The Human Project (www.thehumanproject.org.br), além de fundadora e sócia-diretora da empresa Fellicia um negócio social inovador, como também é autora do livro "A Virtualização da Arquitetura", obra que é uma referência sobre o processo de transformação da arquitetura a partir da sua real interação com a dimensão virtual, e co-autora de outros livros e publicações científicas.
 Arquiteta pela USP, Doutora em Ciências da Comunicação, e Mestre em Arquitetura e Urbanismo em 1998, na mesma Universidade, em 2009 concluiu seu pós doutorado na London School of Economics. Atua como consultora, concebendo e coordenando projetos relacionados aos temas: economia criativa  e desenvolvimento local; inclusão digital; design para inovação social; processos de interação e confluência entre espaço virtual e concreto. Além disto, atua também como membro em consórcios internacionais como o projeto OPAALS, uma Rede Européia de Excelência, financiada pela Comissão Européia, na qual participou como pesquisadora na concepção (design), desenvolvimento e implementação de interfaces e ambientes colaborativos com base na web. 
Criou e coordenou o projeto 'Empreende Cultura', financiado pelo SESI e IEL nacionais, aplicado em sete diferentes Estados do Brasil. 
Atualmente está a frente dos projetos: Tecnologia, Design e Inovação no Artesanato; Arte Naturalista: meio ambiente e empreendedorismo sustentável. 
No próximo dia 18 de julho, 'Renata Piazzalunga' estará lançando aqui em Aracaju, no "Museu da Gente Sergipana", o projeto "Origine-SE", onde serão apresentados produtos com identidade sergipana, criados através de uma parceria entre artesãos e os conceituados designers, 'Sérgio Matos' e 'Kelley White', estimulados pela Setur, BID e sob a coordenação executiva do IPTI.
Na rodada de negócios da noite da quarta-feira, 18, os empresários dos segmentos de artesanato, decoração, moda e bijuterias, terão oportunidade de adquirir, em primeira mão, os produtos que estarão sendo lançados. O evento prossegue nos dias 19, 20 e 21, no mesmo local, na "Feira Origine-SE", oportunidade em que a população terá acesso aos produtos podendo adquirir os da sua preferência, nos stands montados, com as presenças dos respectivos artesãos. Acompanhe abaixo algumas das suas opiniões e preferências do dia a dia!
 
*Meu livro - "Grande Sertão: Veredas", de 'João Guimarães Rosa'.
*Meu filme - "Submersão", de Wim Wenders
*Minha música - "Concerto de Violoncelo" de 'Elgar'.
*Minha cidade - São Paulo.
*Minha cara - A decoração da minha casa. 
*Minha bebida - Gim Tônica.
*Minha comida - Salada.
*Minha estação do ano - O outono. 
*Meu paraíso - A Ilha do Ferro, à beira do Rio São Francisco, no interior de Alagoas. 
*Minha fraqueza – Fazer ginástica.
*Meu pecado - Chocolate.
*Meu vício - Tomar água.
*Meu medo - De avião.
*Minha flor - Gardênia. 
*Meu esporte - Nenhum.
*Meu lazer - Cinema.
*Minha etiqueta - Arrumar a mesa de forma impecável.
*Meu cheiro - Figo (Premier Figuier), L´Artisan Parfumeur
*Meu ídolo - Não tenho.
*Meu sonho – Ver a prosperidade dos artesãos brasileiros.
*Minha inspiração - Pessoas que exercem seus papéis com amor e dignidade. 
*Meu arrependimento - Sempre que como mais do que deveria.
*Meu compositor - Edward Elgar
*Meu restaurante - "Pescatore", em Aracaju. "Parigi", em São Paulo.
*Minha paisagem - Montanha. 
*Minha indiferença – A palpites.
*Meu exagero - Trabalho.
*Minha impaciência - Com injustiça. 
*Meu lugar no mundo - Londres.
*Meu lugar na casa - Um canto da minha sala onde está minha rede feita em tear manual por artesãos de Sergipe.