PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Ana Rosa

Ana Rosa.jpg

Foto: Divulgação


 
'Ana Rosa' é uma atriz, bailarina, escritora e musicista brasileira, que no ano de 1997 entrou para o Guinness Book como a atriz que mais fez novelas no mundo.
Oriunda de uma família de artistas, estreou aos 22 anos na televisão interpretando a cigana 'Esmeralda', na extinta "TV Tupi" e já trabalhou em diversas emissoras de televisão, entre elas "Rede Globo" e "Rede Record". 
'Ana Rosa' nasceu no "Circo Teatro Novo Horizonte", na cidade de Promissão, São Paulo. O circo pertencia ao seu avô, 'Capitão Juvenal Pimenta', e foi o berço de sua primeira experiência artística: aos quinze dias de vida, a pequena 'Ana Rosa' foi levada ao palco durante a apresentação do espetáculo teatral "O mundo não me quis", no qual representava um recém-nascido abandonado. A partir daí, seguiu os passos de sua família e aos quatro anos de idade, já interpretou seu primeiro personagem com falas. Aos nove anos de idade, além de atuar nos espetáculos teatrais, a atriz também trabalhava fazendo números no trapézio e no arame.
Em 1958, conheceu o ator 'Dedé Santana', que veio a ser seu primeiro marido e pai de seus dois primeiros filhos, 'Maurício' e 'Maria Leone'. Com Dedé, excursionou trabalhando como bailarina com o "Circo de Revista Real". Em 1960, Ana Rosa e Dedé Santana inauguraram a "TV Alvorada", em Brasília. Na ocasião, apresentaram juntos, ao vivo, diversos números circenses e teleteatros. 
No ano de 1961, ela e Dedé se separaram e 'Ana' seguiu para Santos, onde voltou a trabalhar em circo.
Em novembro de 1962, excursionou aqui pelo Nordeste com o espetáculo "Pelés e peladas". Na ocasião conheceu o ator 'Guilherme Corrêa', que veio a ser seu segundo marido. 
Durante a década de 1970, 1980 e 1990, conciliou seu trabalho em TV com espetáculos teatrais como "Uma janela para o sol" e "Os inimigos não mandam flores", ambas de Pedro Bloch; "Os marginalizados", de 'Abílio Pereira de Almeida', na Cia. de 'Dercy Gonçalves', entre muitos outros.
A convite de 'Walmor Chagas, a atriz integrou o elenco permanente do "Teatro Ziembinsky", no Rio de janeiro, onde interpretou textos como "Prezado amigo" de 'Carlos Drummond de Andrade'.
Sua trajetória profissional confunde-se com a história da televisão brasileira. Em 1964, recebeu o convite de 'Cassiano Gabus Mendes',então diretor artístico da "TV Tupi", para protagonizar "Alma Cigana" no qual ganhou o Troféu Imprensa de Revelação do Ano. A novela foi a primeira da emissora gravada em vídeo tape e transmitida diariamente em horário nobre, logo se transformando num grande sucesso.
Ao longo da carreira, 'Ana Rosa' também foi pioneira trabalhando em outras emissoras. Em janeiro de 1982, foi convidada por Silvio Santos para protagonizar "Destino", a primeira telenovela do "SBT". A atriz também trabalhou em produções da extinta "Rede Manchete", dentre as quais a novela "Antônio Maria", produção que inaugurou, em 1985, os estúdios da "TV Manchete", em Água Grande, no Rio de Janeiro.
Na Rede Globo, 'Ana Rosa' fez sua estréia na minissérie "Moinhos de vento" (1983), com direção de 'Walter Avancini'. Na emissora, a atriz atuou em muitas produções, incluindo atuações em "Caso Verdade", "Brava Gente", "Você Decide", "Retrato de Mulher" e "A Grande Família” como 'Genoveva', namorada do seu 'Flor', personagem do saudoso 'Rogério Cardoso'.
Juntamente com 'Guilherme Corrêa', em 1997 fez a adaptação do livro "Violetas na Janela", de 'Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho', para o teatro, e participou de sua produção. 
O espetáculo, que já foi assistido por mais de 150 mil pessoas, ainda excursiona pelo Brasil e estará em cartaz neste sábado, 21, e no domingo, 22, às 21h e 20h, respectivamente, no "Teatro Atheneu", aqui em Aracaju. 
Mesmo com a sua agenda lotada de compromissos, 'Ana Rosa' reservou um tempinho e falou das suas preferências do dia a dia, exclusivamente para o BACANUDO.COM. Leia!
 
*Meu livro"Nascer Sorrindo", de Frèderick Leboyer.
*Meu filme - "E o vento levou", dirigido por Victor Fleming.
*Minha música - "Canzone per te", de Sergio Endrigo.
*Minha cidade - São Paulo. 
*Minha cara - Trocar nomes.
*Minha bebida - Suco de laranja.
*Minha comida - Todos os tipos de saladas.
*Minha estação do ano - A primavera. 
*Meu paraíso - Estar perto dos meus amores.
*Minha fraqueza - Dificuldade para dizer não.
*Meu pecado - Inconfessável.
*Meu vício - Chocolate.
*Meu medo - Do mar.
*Minha flor - Rosas amarelas.
*Meu esporte - Não pratico. Gosto de assistir patinação artística.
*Meu lazer - Cinema.
*Minha etiqueta - É uma mistura do meu signo que é Gêmeos, com forte influência do temperamento espanhol.
*Meu cheiro - Pele de neném.
*Meu ídolo - Elizabeth Taylor.
*Meu sonho -  Morrer com saúde.
*Minha inspiração - Amor.
*Meu arrependimento - Alguns poucos.
*Meu compositor - Beethoven.
*Meu restaurante - O self service mais próximo.
*Minha paisagem - A que vejo de minha janela.
*Minha indiferença - Para a vida alheia.
*Meu exagero - Mania de perfeição.
*Minha impaciência - Minha falta de paciência.
*Meu lugar no mundo - Onde a vida me levar.
*Meu lugar na casa - Minha biblioteca.