PUBLICIDADE

Banner

Celebração no Projeto Tamar

tartaruguinhas.jpg

Tartaruguinhas a caminho do mar (foto: divulgação)


 
Nesta sexta-feira e sábado, 6 e 7 de abril, a partir das 16 horas, o Projeto TAMAR estará em festa com a celebração por ter conquistado a marca de 35 Milhões (#35M) de tartarugas salvas e devolvidas ao mar.
 
O TAMAR começou em 1980 e dois anos depois salvou os primeiros dois mil filhotes. Atualmente, o Projeto protege e devolve ao mar por ano mais de dois   milhões de tartaruguinhas. Além disso, cinco mil animais adultos e juvenis são resgatados de situações de risco, provocadas principalmente por redes e anzóis. 
 
“Vamos comemorar em 26 praias onde estamos presentes e colocar no mar a tartaruga 35 Milhões, que simboliza essa importante conquista para a conservação marinha brasileira, e seguimos em frente, pois ainda temos muito o que fazer”, diz 'Guy Marcovaldi', coordenador nacional do TAMAR. 
 
O evento acontecerá em diversos horários, em praias da costa brasileira e ilhas oceânicas, nos Estados do CE, RN, PE, SE, BA, ES, RJ, SP, SC de acordo com os costumes de cada local.
 
Aqui em Sergipe, a comemoração ocorrerá em Aracaju, Abaís, Pirambu e Ponta dos Mangues,com momentos especiais e a presença de pessoas importantes para a história da conservação marinha no Brasil. 
 
Após a ida das tartaruguinhas ao mar, os participantes voltarão  para o espaço cultural do TAMAR para conferir a "Feira Cultural de Povos e Comunidades Tradicionais de Sergipe", e mensagens de agradecimento fechando cada um dos dois dias.
 
No Abaís, a comunidade poderá acompanhar a ida dos filhotes para o mar às 16h na praia da orla. E em Pirambu, os filhotinhos irão ao encontro do mar também às 16h na praia, próximo ao restaurante "Pirambeleza", com a participação de artistas locais.
 
Em Ponta dos Mangues, a celebração acontecerá no sábado, 7, às 09h com a presença de uma roda de capoeira comemorativa dos 35 Milhões, com o grupo "Unidos nas Tartarugas".
 
O Projeto TAMAR começou a proteger as tartarugas marinhas em 1980. Com o patrocínio da Petrobras desde 1982,  e atualmente o Projeto é a soma de esforços entre a Fundação  Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que   ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). 
 
Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas  oceânicas dos  Estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. 
 
Visite www.tamar.org.br