PUBLICIDADE

Banner

Dia Mundial da Água

Terra planeta água.jpg

 
Hoje, sexta-feira, 22 de março, é uma data marcada anualmente como o "Dia Mundial da Água", destinada principalmente a discutir os temas relacionados a esse importantíssimo e necessário bem que a natureza nos dá e que é tantas e tantas vezes relegado a planos inferiores entre aqueles que são necessários à vida.
 
Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. Para isso, todos os anos o "Dia Mundial da Água" aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida.
 
A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural e como utilizado com cuidado é uma das principais metas do 'Dia da Água'.
 
A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.
 
Mesmo o planeta Terra sendo constituído aproximadamente 70% de água, apenas 0,7% de toda a água do mundo é potável, ou seja, adequada para o consumo humano.
 
O "Dia Mundial da Água" foi instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.
 
Neste mesmo dia, a ONU também lançou um documento importante para o uso e preservação dos recursos hídricos, a 'Declaração Universal dos Direitos da Água'.
 
O Brasil concentra uma quantidade maior da água potável disponível, cerca de 12% dela, mas ainda falta muita vontade política para sanar os problemas que envolvem a utilização desse precioso bem. Nota-se isso nos esgotos, muitas vezes jogado a céu aberto e em sua maioria despejados nos rios sem qualquer tratamento, nas empresas fornecedoras de água potável e sua falta de cuidado com o desperdício e na consciência das pessoas para uma utilização racional.