PUBLICIDADE

Banner

Monumento Marcelo Déda foi inaugurado

Inauguração Monumento.jpg

Foto: Divulgação


 
Em solenidade que contou com a presença dos cinco filhos do ex-governador, da sua mãe 'Zilda Déda', irmãs, do senador pernambucano 'Humberto Costa', do ex-governador da Bahia 'Jacques Wagner', da primeira dama do Acre, 'Cândida Viana', do vice-governador 'Belivaldo Chagas', além dos cinco filhos do ex-governador, foi inaugurado no final da tarde deste domingo, 11, o "Monumento Marcelo Déda", cravado no Parque da Sementeira, aqui em Aracaju, entre as árvores plantadas por ele e pela viúva, a vice-prefeita, 'Eliane Aquino'.  
 
A construção do monumento foi feita pelo governo do Estado e pelo Instituto Banese. O Instituto Marcelo Déda colaborou com a logística para implantação do projeto. 
 
Em seu discurso, o governador 'Jackson Barreto' destacou, entre outras coisas, a importância política de Marcelo Déda para Sergipe e para o Brasil. “Ele seria o grande nome nacional do seu partido para a eleição presidencial, não apenas por conta da sua inteligência e competência, mas pelo seu compromisso com a democracia, a liberdade e, acima de tudo, com a ética na vida pública que foi a grande marca de 'Marcelo Déda'. Não foi só uma homenagem por fazer um monumento, mas um hino de amor e lealdade a um amigo”, disse.
 
O governador também ressaltou que a homenagem marca a passagem dos 58 anos de 'Marcelo Déda', caso ele ainda estivesse vivo. “Como seu amigo, amigo de 'Eliane Aquino' e de sua família, eu fui convocado para dar minha contribuição para a realização desse evento. Aqui está o monumento pronto. Graças a Deus, buscamos as condições para deixá-lo pronto na data de seu aniversário”, ressaltou.
 
Por sua vez, 'Eliane Aquino' disse que o Monumento é um presente não só para a família e os amigos, mas para toda a cidade. “Entregá-lo para a população é um momento de muita alegria. Queremos que essa obra dialogue com as atuais e com as futuras gerações. Que ele seja uma grande fonte de inspiração para quem está ou que deseja entrar na política. É o legado de um homem que lutou muito por sua terra e por seu país”, afirmou ao dizer que, ao inaugurar o monumento, tem a sensação de dever cumprido e que deve isso ao empenho do governador 'Jackson Barreto'.
 
Visivelmente emocionado, o prefeito 'Edvaldo Nogueira' afirmou que 'Marcelo Déda' foi um grande amigo de mais de 30 anos e um aliado político em que teve uma convivência muito grande. Ele lembrou que entraram juntos, em 1979, na Universidade Federal de Sergipe, 'Edvaldo' fazendo Medicina e 'Déda' cursando Direito, oportunidade em que trabalharam no movimento estudantil e ambos se firmaram na carreira política, além da consolidação de uma grande amizade.
 
Monumento
 
Sob as árvores que ele plantou junto com 'Eliane Aquino' foram depositadas as suas cinzas e também colocada uma cápsula do tempo com uma pequena biografia dele. À sombra dessa árvore, foi erguida uma estátua, onde ele está sentado num banco e tem às mãos uma representação do jornal "A Semana", de Simão Dias. 
 
Foi implantado um espelho d’água e um grande disco que traz gravado em granito o mapa de Sergipe. Uma nascente foi colocada em cima da localização do município de Simão Dias, terra natal de 'Marcelo Déda'.
 
Ao redor do espaço do espelho d´água há 53 estrelas, que representam os anos vividos por 'Déda'. Combinadas com o azul escuro do céu, as estrelas acenderão à noite. Embaixo do grande disco, ao centro do monumento, luzes de led darão efeito de que o ambiente estará flutuando em consonância com o toque do vento. 
 
Ao fundo do monumento estão seis painéis, cinco representam cada década vivida por 'Déda', desde o seu nascimento até o seu falecimento em dezembro de 2013. Os painéis contam informações biográficas do ex-governador.
 
No meio desses painéis, um poema foi cravado como lembrança da oratória e dos discursos marcantes do ex-governador. Assim como o grande disco, o local também recebeu lâmpadas de led que possibilitarão a contemplação do espaço à noite.  No local, as pessoas poderão se refrescar com a água potável que escorre da fonte. 
 
Duas árvores - Pau-Brasil e Ipê -, plantadas pelo governador 'Marcelo Déda' e por sua viúva, complementam o monumento. Uma terceira árvore, que fica ao lado, recebeu as cinzas do ex-senador 'José Eduardo Dutra', falecido em 2015.