PUBLICIDADE

Banner

Campanha de prevenção

VF Tribuna.jpg

Valadares Filho (foto: divulgação)


 
O deputado 'Valadares Filho', em pronunciamento feito na última terça-feira, 19), fez referência à campanha de prevenção contra o suicídio que está sendo desenvolvida pelo terceiro ano consecutivo. “O objetivo da campanha é alertar o Brasil para os números que envolve esse tema e crescem a cada ano”, destaca o deputado. 
Essa campanha, que elegeu o mês de setembro para se fazer um alerta à sociedade, às famílias, às autoridades, a respeito da prevenção ao suicídio, é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida - CVV-, Conselho Federal de Medicina - CFM - e Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP. O evento segue a orientação da Associação Internacional para Prevenção do Suicídio - IASP. “Essa é uma forma de chamar as pessoas a refletirem acerca desse assunto”, ressalta 'Valadares Filho'.
No contexto mundial, ainda que o número por cem mil habitantes não esteja entre os mais altos; entretanto, em números absolutos, o Brasil alcança a oitava posição, entre os países com maior número de suicídios no mundo, segundo ranking divulgado pela Organização Mundial da Saúde - OMS -, em 2014.
'Valadares Filho' destaca que as causas estão vinculadas, na maioria das vezes, a fatores que podem ser controlados por meio de políticas públicas. “Especialistas revelam que o problema do suicídio está associado frequentemente à depressão, abuso de drogas e álcool; mas há, também, as chamadas questões interpessoais, como a violência sexual, abusos, violência doméstica e bullying”, destaca o deputado do PSB de Sergipe.