PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Dalmo Medeiros (MPB4)

Dalmo.jpg

Foto: Divulgação


 

Dalmo Medeiros, é carioca, 55 anos, casado, tem dois filhos, é jornalista, historiador e músico, além de atuar também na publicidade. Cria e produz jingles comerciais para rádio e TV, para diversas produtoras do Rio de Janeiro e de Salvador.
Iniciou sua carreira musical no Rio de Janeiro, no inicio da década de 70, participando de vários grupos vocais e instrumentais, até que, em 79, foi convidado para cantar no grupo vocal “Céu da Boca”, com participações em shows, projetos e gravações de discos de artistas, tais como: 'Elis Regina', 'Milton Nascimento', 'Chico Buarque', 'Caetano Veloso', 'Nara Leão', 'Joyce', 'César Camargo Mariano', 'Luis Eça', 'Edu Lobo', 'Ivan Lins', 'Tom Jobim', e muitos outros. Além disso, teve composições suas gravadas tanto pelo "Céu da Boca" quanto pelo grupo 'Boca Livre'. Entre os artistas que já o gravaram estão: 'Elba Ramalho', 'Ivete Sangalo', 'Erasmo Carlos', Bandas 'Cheiro de Amor', 'Mel', 'Pimenta Nativa', 'Nadegueto', 'Bandabah', 'Boca Livre', 'Roupa Nova', entre outros.
Foi para a Bahia, em 89, como jornalista, e em Salvador, conheceu o compositor 'Walter Queiroz', que o convidou para trabalhar na produção de seus jingles políticos nos Estúdios WR. Na WR, foi convidado por 'Wesley Rangel' para participar da produção dos vocais de jingles e discos, e atráves de seu parceiro 'Danilo Caymmi', foi ampliando sua atuação na Bahia e no Rio de Janeiro.
Em Salvador, gravou os vocais dos discos do 'Chiclete com Banana', 'Daniela Mercury', 'Ivete Sangalo', 'Cheiro de Amor', 'Netinho', 'Ricardo Chaves', 'Edson Gomes', 'Sarajane', 'Tonho Matéria', 'Pimenta Nativa', entre outros, bem como faz direção de voz em estúdio para diversos artistas baianos. 
Na criação de jingles, foi premiado no festival de jingles da Encol, concorrendo com mais de 100 criadores da Bahia, em 92. Com o primeiro lugar, nesse festival nasceu uma parceria com o compositor e cantor baiano 'Carlos Pitta', que, nesse mesmo festival, ficou em segundo lugar. Essa parceria já rendeu sucessos para 'Elba Ramalho', 'Cheiro de Amor', 'Banda Mel', 'Alcimar Monteiro', 'Margareth Menezes', 'Nadegueto', 'Pimenta Nativa', e muitos outros artistas.
Mantém também uma parceria com o cantor e compositor 'Danilo Caymmi', com os autores 'Mauricio Gaetani', 'Fernanda Mello', 'Munir Trad', 'Miltinho (MPB4) e 'Carlos Colla'. 
Juntamente com 'Angela Lopo', sua colega de vocais em diversos discos na Bahia, idealizaram o Grupo “Dendê Diet”, onde trabalharam a música mpb baiana com uma roupagem pop e jazzística. Em 2002 voltou a Rio e montou Cursos de Produção Musical nas Organizações Helio Alonso (Facha) e ampliou seu contrato com a BMG Editora. No inicio de 2004, foi convidado a ingressar no grupo MPB4, substituindo o cantor Ruy Faria que deixou o grupo. Gravou, em maio de 2006, com o MPB4, o DVD 40 anos de MPB4, com participações de 'Chico Buarque', 'Cauby Peixoto' (seu tio), 'Zeca Pagodinho', 'Quarteto em Cy', 'Milton Nascimento' e a cantora 'Roberta Sá'. Já realizou mais de cem shows com o MPB4, em diversas cidades brasileiras.
no último sábado, 2, Dalmo Medeiros esteve aqui em Aracaju, quando dividiu o palco no memorável show "50 Anos de Música", com o grupo MPB4, Toquinho e Ivan Lins. Entrevistado pelo BACANUDO.COM, ele revelou algumas das suas preferências.
 
*Meu livro - A biografia da 'Rita Lee'.
*Meu filme - 'A Primeira Noite de um Homem', dirigido por Mike Nichols.
*Minha música - 'Something', dos Beatles.
*Minha cidade - Paris.
*Minha cara - Suco de melancia.
*Minha bebida - Guaraná.
*Minha comida - Bobó de camarão.
*Minha estação do ano - O verão.
*Meu paraíso - Parati e Búzios.
*Minha fraqueza - Pudim de leite.
*Meu pecado - Não ter ainda visitado Liverpool.
*Meu vício - Bolo de banana.
*Meu medo - De um Brasil sem caminhos.
*Minha flor - Orquídeas.
*Meu esporte - Futebol.
*Meu lazer - Violão.
*Minha etiqueta - Não fazer barulho ao mastigar...rs.
*Meu cheiro - De hortelã.
*Meu ídolo - 'Zico'.
*Meu sonho - Um Brasil cheio de oportunidades para todos.
*Minha inspiração - O 'MPB4'.
*Meu arrependimento - Ainda não ter viajado pelo mundo inteiro.
*Meu compositor - 'Gilberto Gil'.
*Meu restaurante - 'Bacalhau do Tuga' em Arraial do Cabo, e 'Jardim de Napoli', em Sampa...  Incluiria também o 'Camarões', em Natal.
*Minha paisagem - A vista do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo.
*Minha indiferença - Para os políticos corruptos.
*Meu exagero - Ouvir Beatles pelo menos cinco vezes por dia.
*Minha impaciência - Chegar atrasado nos compromissos.
*Meu lugar no mundo - Minha casa e ao lado dos meus.
*Meu lugar na casa - Meu escritório e a minha cama.