PUBLICIDADE

Banner

Matrizes, Geratrizes e Derivadas, Alquimia Visual

Data do evento - 06 de Setembro de 2017

Cruz.png

Antônio da Cruz (foto: divulgação)


 
“Matrizes, Geratrizes e Derivadas”, é o título da nova exposição que vai aterrissar na Galeria J. Inácio, nesta quarta-feira, 6 de setembro, às 19h30m.  A mostra retoma os projetos selecionados pelo edital de Ocupação da Galeria referentes a 2017, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura - Secult -, e desta vez vai expor imagens gravadas no aço inoxidável, assinadas pelo artista visual, 'Antônio da Cruz', inspirada em prédios construídos entre 1920 e 1940, em Aracaju, projetados no estilo Arte Decó, de linhas retas, formas enxutas, aspecto arrojado. 
Denomina pelo artista como “Gravação por RPM”, a técnica utiliza instrumentos rotativos, como retificadora, diferente das técnicas tradicionais de gravação em metal. Mesmo em metal, as imagens produzem a sensação de movimento, com efeitos óticos que incluem a visualização de planos distintos em profundidade. 
Com elementos de composição da cena futurista, o artista se utilizou das formas de algumas das suas próprias esculturas e também trabalhou a aerodinâmica de objetos prontos, como peças automotivas, levando seus desenhos para a prancha de aço.
A mostra ficará em cartaz até o dia 27 de outubro, sempre das 8 às 17 horas, e a Galeria J. Inácio é anexa à biblioteca Pública Epifânio Dória, Rua Dr. Leonardo Leite, antiga Rua Vila Cristina, s/n, Bairro 13 de Julho, aqui em Aracaju.